sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Prefeitura de Juazeiro promove o 1º Encontro de Intérpretes e Instrutores de Libras da rede municipal de educação

 

O dia 30 de setembro é celebrado como o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete, e em comemoração à data, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou o 1º Encontro de Intérpretes e Instrutores de Libras da rede municipal de educação.
Os participantes acompanharam duas palestras apresentadas totalmente na língua de sinais. A primeira foi ministrada pelo tradutor e intérprete de Libras da Univasf, Getro dos Reis, que abordou sobre mercado de trabalho para intérpretes e tradutores, conquistas legais e avanços na área acadêmica. Já a instrutora de Libras da rede estadual de Pernambuco, Helayne Cardoso, tratou a respeito dos tipos de identidade surda e valorização da autoestima dos indivíduos.
A gerente do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi), Creuza Lima, contou que o encontro foi para homenagear os profissionais e a pretensão é de torná-lo fixo no calendário de eventos da Seduc. “Este momento é para celebrar a data e também conversar sobre pontos relevantes do desenvolvimento de suas atividades”, disse.
O intérprete de Libras, Luiz Germano, comemorou a iniciativa da Seduc em proporcionar este espaço de conversa. “Fiquei feliz com o convite. Trabalho há muito tempo na área e é difícil este tipo de evento acontecer. Isso mostra a preocupação com a pessoa surda e com o profissional que trabalha nessa área de surdez”, afirmou.

Texto Marcela Cavalcanti - Secretaria de Educação e Juventude

0 comentários:

Postar um comentário