Políticos e candidatos a cargos eleitorais, assim como qualquer pessoa, têm em sua imagem pessoal uma excelente ferramenta de comunicação. Em tempos de campanha eleitoral, é natural que a atenção voltada para a imagem seja maior e que candidatos busquem o auxílio de profissionais na escolha de peças para o visual. No entanto, o que muitos candidatos ou coordenações de campanha ainda não perceberam, é que cuidar da imagem não é tão simples quanto parece. A AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem - traz reflexões de como usar as ferramentas da Imagem e do Comportamento a seu favor para ter bons resultados com o público.
São Paulo, Setembro de 2021: Não basta a escolha de uma roupa alinhada, um cabelo e uma maquiagem bem feitos. Uma imagem que realmente fale por si, conectada com valores e essência de uma pessoa, requer planejamento e escolhas conscientes.
Os membros AICI Brasil - Associação Internacional de Consultores de Imagem, são qualificados e dedicados a ajudar indivíduos e empresas em todos os aspectos da aparência pessoal, comportamento e comunicação para garantir uma imagem vencedora em sua vida e em seus negócios. Eis o trabalho da consultoria de imagem, tão importante nestes tempos, umas das profissões de maior ascensão nesta década. Os códigos de como se vestir e portar nunca foram tão urgentes e valiosos como hoje.
"A imagem que transmitimos tem o grande poder de estabelecer uma real conexão. Um visual que nos desperta para a atenção pode ser um caminho para ficarmos abertos para o que ainda está por vir, seja no que vai ser dito ou lido a seguir. No caso de uma campanha, onde precisamos saber além de um rosto e um número, o acesso a propostas, história de vida, causas defendidas, lutas, conquistas e desafios, é o que faz nos faz votar conscientemente. E a imagem pessoal pode ser determinante para que todas essas informações cheguem ou não até nós." Diz Clarice Dewes, consultora da AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem.
Os membros AICI Brasil - Associação Internacional de Consultores de Imagem, são qualificados e dedicados a ajudar indivíduos e empresas em todos os aspectos da aparência pessoal, comportamento e comunicação para garantir uma imagem vencedora em sua vida e em seus negócios. Eis o trabalho da consultoria de imagem, tão importante nestes tempos, umas das profissões de maior ascensão nesta década. Os códigos de como se vestir e portar nunca foram tão urgentes e valiosos como hoje.
"A imagem que transmitimos tem o grande poder de estabelecer uma real conexão. Um visual que nos desperta para a atenção pode ser um caminho para ficarmos abertos para o que ainda está por vir, seja no que vai ser dito ou lido a seguir. No caso de uma campanha, onde precisamos saber além de um rosto e um número, o acesso a propostas, história de vida, causas defendidas, lutas, conquistas e desafios, é o que faz nos faz votar conscientemente. E a imagem pessoal pode ser determinante para que todas essas informações cheguem ou não até nós." Diz Clarice Dewes, consultora da AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem.
Foto: Divulgação Unsplash.
Assim, a AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem - explica que se a intenção é criar uma conexão entre candidato e eleitor, fazer com que se tenha interesse em conhecer melhor sua atuação, acompanhar compromissos e aparições nas redes, entender como o voto naquele indivíduo fará a diferença, temos na imagem pessoal, aqui incluindo a aparência, o comportamento e a linguagem não-verbal, a porta de entrada para essa troca de informações.
Primeiro, é necessário determinar quais as mensagens que pretende transmitir com a imagem. Somado a isso, essas mensagens precisam conversar com valores pessoais e com a história do candidato. Um dos resultados de um bom gerenciamento de imagem é a coerência neste alinhamento, ressaltando aquilo que de fato faça com que o eleitor se sinta representado. Conforto, bem-estar e conformidade com os gostos e preferências pessoais são também fundamentais. O candidato vem junto com uma personalidade e escolhas visuais já feitas anteriormente e, uma mudança radical, além de soar falso, pode gerar conflito para quem já acompanha sua trajetória.
É importante lembrar que, diferentemente de um cliente que esteja em um processo de aprimoramento de imagem, aqui não é um período para testes. Um simples ruído na comunicação pode trazer a desistência do voto, já que o que não faltam são possibilidades. Por isso, a importância de um planejamento e um pensamento voltado para os elementos que irão compor o visual cabem o quanto antes, seja da vida profissional ou pessoal.
Clarice Dewes, consultora da AICI Brasil. Foto: Divulgação.
A consultoria de imagem da AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem, bem como os estudos voltados para que a comunicação visual seja sempre coerente e eficaz, tem na imagem política um grande campo de atuação. "O mais gratificante do nosso trabalho é extrair o melhor de cada indivíduo e externar esse melhor de forma que, num primeiro e rápido contato, aquela imagem já possa falar muito sobre quem se é e o que pretende, e seja o início de uma forte e verdadeira relação de confiança." Diz Clarice Dewes, consultora da AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem.
Por fim, a AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem conta que trabalhar a imagem de um candidato, ao contrário do que se possa pensar, não é mascarar defeitos ou criar um personagem para que as pessoas votem sem racionalizar ou ter contato com as reais intenções. Pelo contrário, a ideia é que o voto possa ser resultado de um conhecimento maior e aprofundamento na trajetória de quem se escolhe. Infelizmente, ainda vemos escolhas não baseadas em propostas, valores e ideais. E, para se chegar a isso, temos na imagem pessoal uma grande facilitadora.
Silvia Scigliano, presidente da AICI Brasil. Foto: Divulgação.
Sobre a AICI - Associação Internacional de Consultores de Imagem
A Association of Image Consultants International (AICI) é a principal e maior associação profissional de consultores de imagem pessoais e corporativos do mundo. Uma organização sem fins lucrativos, a AICI dedica-se a aumentar o nível de profissionalismo e aprimorar o reconhecimento dos consultores de imagem.
Os membros da AICI Brasil aconselham clientes individuais e corporativos em aparência, comportamento, habilidades de comunicação, etiqueta e protocolo internacional. Como especialistas em consultoria de imagem, eles orientam os clientes a atingir seus objetivos específicos com autenticidade, credibilidade e confiança. Apoiando o desenvolvimento da profissão de consultoria de imagem, a AICI Brasil reúne indivíduos e empresas que procuram serviços de consultoria de imagem com o especialista apropriado.
A AICI Brasil aprimora os padrões do setor por meio de um rigoroso programa de certificação em três níveis e realiza a principal conferência anual de consultoria de imagem do mundo a cada 2 anos. Além de oferecer aulas de educação continuada para consultores de imagem, atua como a voz da profissão de consultoria de imagem e a fonte definitiva da mídia para especialistas em questões e eventos atuais que podem afetar a profissão de imagem.
SERVIÇO:
www.aicibrasil.org
*Próximos eventos:
22/09: Evento on-line "Como se diferenciar na Consultoria de imagem com humanização e autoconhecimento?", promovido pelo Núcleo Regional Nordeste. Evento exclusivo para membros.
29/09: Diálogos entre Associados. Evento exclusivo para membros.
05/10: Evento on-line "Os segredos do vestuário masculino", promovido pelo Núcleo Regional Santa Catarina. Evento exclusivo para membros.
20/11: Vozes AICI Brasil.
Para se inscrever: Site AICI Brasil
Amanda Zambotto | Bossa Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário