sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Para facilitar acesso, prefeitura vai descentralizar serviço de colocação de DIU em Petrolina


Para incentivar e facilitar o acesso à colocação do Dispositivo Intrauterino, conhecido popularmente como DIU, a Prefeitura de Petrolina iniciou, nesta quarta-feira (8), uma capacitação com médicos das Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo método contraceptivo que é introduzido no útero para impedir a gravidez.
A primeira equipe de saúde capacitada foi a do bairro Pedra Linda onde foram colocados quatro Dispositivos. De acordo com a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade, o treinamento está sendo realizado pelo diretor médico da Secretaria de Saúde, Marcos Thulio, e deve ser ampliado para outras unidades. “Inicialmente estamos treinando as equipes de seis postos de saúde. A ideia é que essas unidades funcionem como polo de formação para os demais profissionais da rede. Hoje esse procedimento é feito na policlínica e no ambulatório do Hospital Dom Malan ”, explicou.
Ainda segundo a diretora, apesar de ser disponibilizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), o DIU ainda é pouco popular no país. “O fato de não ser o líder de preferência não tem nada a ver com a sua eficácia. Sua eficácia contra a gravidez é de 99,6% e pode ficar até cinco anos dentro do corpo da mulher. Nossa intenção é capacitar nossos profissionais e conscientizar a população sobre a importância do planejamento familiar”, frisou.
Qualquer mulher interessada pode procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência para receber todas as orientações e encaminhamentos para a realização do procedimento.

Ascom PMP

0 comentários:

Postar um comentário