Trabalho da Facape conquista 2º lugar no 13º Enecon


Buscando a inovação e a qualificação dos alunos que saem do ambiente acadêmico, para atuar na vida profissional, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape vem se destacado através de premiações em encontros da área contábil, realizados pelo país. 
No último deles, o 13º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), realizado entre os dias 02 e 04 de agosto, em Natal-RN, a Facape conquistou a segunda colocação, de um total de 60 trabalhos apresentados.  O artigo que recebeu o título foi “A análise da eficiência dos gastos em Segurança e Educação Pública nos Estados Brasileiros através da Análise Envoltória de Dados (DEA)”, de autoria da aluna Raquel Carvalho de Sousa e co-autoria dos professores Dr. Agnaldo Batista da Silva, Msc. Josaias Santana dos Santos e Msc. Josué Nunes de Araujo.
Com a segunda colocação, o trabalho da Facape recebeu uma premiação no valor de R$ 3.000,00. Mais de 400 artigos científicos oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do Nordeste, a exemplo da UFBA, UFPE e UFC foram enviados para o 13º Enecon. O evento selecionou 60 artigos para apresentação, sendo 48 em banner e 12 para exposições orais.
Além do trabalho premiado, o curso de Contábeis da Facape apresentou mais quatro trabalhos no 13º Enecon. Para o Professor e Coordenador do curso, Agnaldo Batista, os resultados estão sendo colhidos devido o empenho dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos.
“Decidimos que nosso diferencial seria mesmo a qualidade do nosso curso. Então partimos para a qualificação docente e reformamos a matriz curricular para dar mais ênfase ao perfil profissional capacitado para resolver os diversos problemas levados ao contador”, explicou o professor.
A troca de experiências e o contato com renomados profissionais, docentes e pesquisadores, que debatem temas atuais e de destaque no cenário do país, é um dos benefícios apontados pelo professor Agnaldo para incentivar as produções cientificas dos seus alunos.
“Está mais que comprovado que o contador deve ter atributos de cientista. Cientista é o profissional que faz observações empíricas e apresenta soluções aos problemas do cotidiano. É bem assim a atuação do contador. Este profissional a todo instante é desafiado a dar solução aos problemas levados por seus clientes”, concluiu Agnaldo Batista.

Texto: Caio Alves (estagiário) 
Jornalista responsável: Thirza Santos 
Ascom Facape

0 comentários :

Postar um comentário