Reforma do Ensino Médio é discutida na Câmara de Vereadores na Semana da Juventude


Em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta quarta-feira (09), o professor Josemar Pinzoh discutiu com um grupo de estudantes do Colégio Modelo sobre a reforma do Ensino Médio, aprovada em fevereiro deste ano pelo Congresso, e que traz mais indagações do que certezas sobre o futuro da educação brasileira.
O vereador Allan Jones presidiu a sessão, acompanhado pelo representante do prefeito Paulo Bomfim, o assessor Pedro Alcântara Filho, a assessora de políticas públicas da SEDUC, Mary Adriana e a presidente do Conselho da Juventude (COMJUV), Bruna Barbosa.
O professor Pinzoh, além de falar um pouco sobre a mudança aprovada, que prevê que 60% da grade curricular será composta por disciplinas obrigatórias e 40% optativas, e da carga horária que aumentará das atuais 800 horas anuais para 1.400 horas, ele destacou a conjuntura política que está por traz da implementação da Lei da Reforma do Ensino Médio. “Estes momentos de discussões sobre temáticas que interessam principalmente aos jovens, a exemplo dessa reforma, são de extrema importância. Eles precisam entender no contexto geral, como essas mudanças irão acarretar na sua vida estudantil e profissional. Os jovens estão vivendo um tempo com muita facilidade e rapidez na comunicação, com os recursos online, mas ao mesmo tempo falta discernimento para saber o que pesquisar, onde pesquisar. Nós precisamos discutir com a juventude ou ela vai ficar abandonada, e isso constitui uma dificuldade de entendimento, compressão e posicionamento crítico em relação a estes conteúdos”, avaliou o professor, que ao final da palestra agradeceu o convite e parabenizou a superintendência da Juventude pela realização do evento.
A presidente do Grêmio Estudantil do colégio Modelo, Ana Térsia agradeceu e parabenizou ao professor pela palestra. “Momentos como este precisam acontecer mais vezes, tenho aprendido muito durante as atividades da Semana da Juventude, principalmente nas palestras e bate-papos. Os jovens precisam ler mais, discutir, compreender e se interessar pela política, só assim poderemos nos mobilizar e ir em busca de novos direitos”, ressaltou a estudante.
O estudante atleta, Felipe Matos e a presidente do COMJUV, Bruna Barbosa foram homenageados durante a sessão. “Estou muito emocionada pela homenagem e quero dizer aos jovens aqui presentes, que o COMJUV está de portas abertas para ampliar essa discussão da Reforma do Ensino Médio, que quer colocar os jovens fora da universidade. Não tem problema que os jovens escolham o ensino técnico, mas isso tem que ser uma opção e não uma imposição”, avaliou.
A assessora da SEDUC, Mary Adriana agradeceu e parabenizou o professor Pinzoh pela palestra, e convidou a plenária para participar da Gincana Interescolar, que terá a participação de cinco escolas municipais, no próximo sábado (12), a partir das 8h, na Praça da Juventude, encerrando as atividades da Semana da Juventude.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

0 comentários :

Postar um comentário