Prefeitura de Juazeiro dialoga com lideranças comunitárias dos bairros beneficiados pela Poligonal Urbana


Nesta terça-feira (08), o titular da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, acompanhado do Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, e da equipe de técnicos da secretaria recebeu os presidentes das Associações dos 12 bairros beneficiados com as obras da Intervenção da Poligonal Urbana.
Durante o encontro os líderes comunitários foram informados sobre a instituição da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO), além de conhecerem as obras que estão em andamento. Também foram ouvidas as demandas e sugestões inerentes a cada comunidade.
De acordo com a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, a formação da CAO acontecerá nos 12 bairros da Poligonal, onde três representantes de cada bairro serão escolhidos, obedecendo aos mesmos moldes de uma eleição para presidente de Associação de Bairro. “Essas comissões irão nos auxiliar no acompanhamento das obras, e periodicamente serão realizadas reuniões para avaliar o andamento das mesmas, modificando o que for necessário”, observou Graciele Gomes.
“Independente da formação das Comissões procuramos sempre ouvir e também informar as lideranças comunitárias para que eles possam comunicar as suas comunidades de forma correta sobre todo o andamento da obra. Entendemos que a população é a maior beneficiada e deve também ser a mais interessada em cuidar do patrimônio público, que na verdade é construído com a sua contribuição”, destacou o secretário Anderson Alves.
Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Esperança, João Carlos Ferreira, a região da Poligonal sofreu muito no passado com a falta de estrutura, mas agora as intervenções chegaram e a comunidade já usufrui desses benefícios.  “Ficamos muito felizes por vivermos esse momento onde a comunidade tem vez e voz, com a prefeitura chamando a comunidade para dialogar e avaliar juntos, o que é melhor para todos”, avaliou João da Saúde.
Para Jandira Fraga, presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim São Paulo, o principal desafio junto à comunidade, “é mostrar que o transtorno de uma obra é temporário e pequeno diante da melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura, da mobilidade e da saúde. Ao participarmos de uma reunião como a que aconteceu hoje, temos informações para argumentar e explicar de forma mais clara todo o processo para a população do nosso bairro”, declara Jandira Fraga.
O Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, participou da reunião representando o prefeito Paulo Bonfim.  “As lideranças comunitárias têm um papel fundamental dentro do nosso trabalho, pois são agentes multiplicadores das informações que estamos passando aqui, são informações técnicas que muitas vezes não chegam à população, como a informação do tempo de cura de um pavimento para que veículos tenham acesso. E esse é o nosso maior objetivo: envolver a comunidade no andamento da obra, para que seja realizada da melhor forma possível”, destacou Vilmar Ferreira.
Participaram ainda do evento a secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama; o presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades Afins (FMAMEAJ), Francisco Odécio, o popular Chico Bito e os vereadores: Reinaldo Sabino, Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa), Maria Celia da Silva (Tia Célia), Domingos Alves Viana (Domingão da Aliança) e Jean Gomes.
Por Gardennia Garibalde/SEDUR

0 comentários :

Postar um comentário