População da zona rural de Juazeiro será contemplada com Telecentros de Informática


Através de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Univasf e as Prefeituras Municipais de três Territórios de Identidade, foi viabilizado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Projeto do CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores. O Centro pretende formar 1500 jovens em inclusão digital nos 35 municípios que integram os territórios da cidadania Sertão do São Francisco da Bahia, Pernambuco e da Serra da Capivara no Piauí, na perspectiva da informática como instrumento de cidadania e de gestão social.
Uma das principais iniciativas do programa consiste na implantação de telecentros e de formação de educadores sociais nas comunidades que não têm acesso a essas tecnologias, em parceria com entidades locais e organizações do Terceiro Setor. Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) tem realizado a mobilização na escolha dos locais (zona rural) para implantação dos telecentros, bem como, buscado com as associações da zona rural, pessoas interessadas em participar da capacitação para monitorar as unidades em cada localidade.
Nesta segunda-feira (07) foi iniciada, no Espaço Plural da UNIVASF, a capacitação para a primeira turma de monitores da região do Salitre e Carnaíba. Com duração de uma semana, os alunos estão tendo aulas de informática básica (30h), FIC Montagem e Manutenção de Computadores (30h) e Instalação e Manutenção de Sistema Operacional (30h). “Devido às aulas serem intensivas, manhã, tarde e noite, durante toda a semana, os alunos estão ficando alojados nas dependências do Espaço Plural com direito a café da manhã, almoço e jantar. A capacitação é uma oportunidade de propiciar formação e qualificação para os futuros monitores que vão sair aptos a trabalhar na área”, explicou o professor e instrutor do curso de informática básica, Anderson Silva.
Além da ADEAP e associações, o projeto também conta com a parceria das Secretarias de Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). Para o titular da ADEAP, Tiano Félix, Essa é  uma grande conquista para a região. “O projeto tem o objetivo de promover a iniciação dos moradores da zona rural no conhecimento da informática, oportunizando acesso aos serviços do governo eletrônico e fortalecer as ações das organizações da sociedade civil a partir de uma visão participativa e comunitária. Acredito que é uma grande conquista para o nosso município”, afirmou.
Também serão realizadas capacitações para os futuros monitores dos demais distritos de Juazeiro. A ADEAP juntamente com as associações está em busca de espaços adequados para a implantação dos telecentros. Vale destacar que o município contará com 25 telecentros e 250 alunos.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP

0 comentários :

Postar um comentário