Fórum com arquiteto alemão Matthias Hollwich, autoridades e especialistas debate como chegar aos 100 anos nas grandes metrópoles

 
 
 
 
 
 

Na última quinta-feira, dia 03, no MIS, o arquiteto alemão, Matthias Hollwich, autor do livro New Aging e de inúmeros projetos arquitetônicos revolucionários; o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda; Dra. Vânia Assaly, vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina do Bem-Estar; e Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, estiveram reunidos para discutir o futuro da cidade pensando em um novo jeito de morar com qualidade e estilo de vida para chegar até os 100 anos.
Hollwich, também CEO do escritório nova-iorquino Hollwich Kushner (HWKN) e cofundador da plataforma Architizer, defende o movimento new aging, baseado em cinco pilares: be social, be active, be mobile, eat well, stay healthly. Também consultor técnico do primeiro empreendimento da Vitacon e Hines, lançado sob essa plataforma, o VN Capote Valente, Hollwich defende que a geração milleniun vive atualmente uma preocupação com a longevidade. Portanto, como se manter saudável e ativo é uma questão de saúde.
Segundo o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, atualmente existem 29 terminais de ônibus na cidade (Santo Amaro, Sacomã, São Mateus, Vila Prudente, entre outros) e a Prefeitura considera prioritária a viabilização desse projeto, que prevê a transferência para o setor privado da operação envolvendo o sistema de transporte bem como a exploração comercial dos espaços.
“O nosso desafio é criar condições para que o tempo gasto com transporte seja reduzido. Uma parcela importante da população gasta de 4 a 6 horas por dia para se locomover. É preciso mudar essa lógica. Temos de criar condições para que as pessoas não sejam obrigadas a utilizar transporte público – seja ônibus, metrô ou trem metropolitano – lotado para se deslocar de suas casas até o trabalho”, afirma o secretário, que defende a melhoria da mobilidade urbana para que o sistema viário possa fluir melhor na cidade.
O presidente da Vitacon, Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, afirmou que o sonho da companhia é reinventar a cidade de São Paulo. Frankel conta que levava 4 horas para se deslocar pela cidade e decidiu abandonar o carro para viver melhor. “Foi então que descobri o quão melhor é você praticar exercício caminhando ou se deslocando de bike. Desde então, passei a ter mais tempo”. Além disso, ele cita várias soluções já existentes no mundo para resolver a questão da mobilidade para aumentar a longevidade das pessoas, reduzindo fatores de risco para a saúde – a exemplo do trem bala, drones, carros autônomos.
Para Frankel, o grande fator de mudança atualmente é o mercado imobiliário e a Vitacon trabalha com três grandes pilares: mobilidade, onde a pessoa possa morar perto da família, com transporte público; design, com construção de edifícios que não sejam apenas bonitos, mas funcionais, criando áreas comuns que permitam maior convivência entre as pessoas; e simplicidade, facilitando a vida das pessoas com serviços que suportem esse conceito, alinhado à economia compartilhada.
A médica Vânia Assaly acrescentou que, desde quando somos gerados começa o nosso processo de envelhecimento. Quando nos tornamos adultos, cada escolha pode aumentar o diminuir a nossa vida. “Portanto, é fundamental elaborar o corpo com uma alimentação saudável, manter-se ativo, ter mobilidade e ser sociável, interagindo ao meio ambiente com diversos perfis e idades. Isso aumenta a atividade mental e quanto mais o cérebro e o corpo estiverem em movimento, maiores serão as oportunidades para que atinjamos uma qualidade de vida prolongada, sem o uso de medicamentos”, disse Vânia.
Sobre a Vitacon
Juntos, somos capazes de reinventar a cidade. Essa é a filosofia da Vitacon, uma incorporadora que constrói o futuro do mercado imobiliário. Realizamos empreendimentos inovadores e diferenciados, que melhoram a vida das pessoas. Nossos produtos oferecem design, praticidade, inteligência de espaço, mobilidade e rentabilidade. Assumimos também compromissos cotidianos, que promovem uma nova maneira de viver na cidade. Reinvente-se: experimente o estilo de vida Vitacon.
Sobre a Hines
A Hines é uma empresa privada de investimento imobiliário global fundada em 1957 com presença em 189 cidades em 20 países. A Hines possui aproximadamente US $ 96,5 bilhões em ativos sob gestão, incluindo US $ 48,5 bilhões, dos quais a Hines fornece serviços fiduciários de gerenciamento de investimentos e US $ 48 bilhões de propriedades de terceiros. A empresa possui 114 empreendimentos atualmente em andamento em todo o mundo. Com ampla experiência em investimentos em todo o espectro de risco e todos os tipos de propriedade, e um compromisso pioneiro com a sustentabilidade, a Hines é uma das maiores e mais respeitadas organizações imobiliárias do mundo. Visite www.hines.com.
Assista o video de Matthias Hollwich / VN Capote Valente



Claudia Kucharsky - a4&holofote comunicação

0 comentários :

Postar um comentário