CDL de Petrolina recebe visita do Deputado Federal Gonzaga Patriota


A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Petrolina recebeu, na noite da última sexta-feira (04), a visita do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE). O presidente da CDL Manoel Vilmar e o diretor executivo Valdivo Carvalho conheceram os detalhes do projeto de revitalização do Rio São Francisco a partir das águas do Rio Tocantins, de autoria do deputado federal, e já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional. 
O Projeto de Lei n° 6.569/13 compensa o suprimento hídrico do Rio São Francisco, melhora o volume de água no Lago do Sobradinho, aumenta a disponibilidade aquática no Semiárido e vai gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia. 
“Ficamos agradecidos pela visita do deputado Gonzaga Patriota, autor do projeto que liga o rio Tocantins ao rio São Francisco, e hoje nos explicou detalhes do projeto, que está aprovado. Isso nos deixa esperançoso, pois quem ganha é o nordeste, e principalmente as cidades banhadas pelo rio. A CDL está à disposição para apoiar os projetos de interesse ao desenvolvimento econômico do nosso município”, destacou, Manoel Vilmar. 
O diretor executivo, Valdivo Carvalho informou que: “Conhecemos o encaminhamento do projeto, os valores e a objetividade. A CDL, entidade que se preocupa com o desenvolvimento econômico e social da nossa região, quer contribuir dentro das nossas condições. Gonzaga foi muito prestativo em aceitar os apoios e muito direcionado em conduzir esse projeto até a sua finalização”, disse, Valdivo. 
No mês de junho, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, apresentou ao deputado Gonzaga Patriota o Projeto de Viabilidade de Revitalização do Rio São Francisco, elaborado pela empresa EngeSoft Engenharia, nos parâmetros do Projeto de Lei nº 6569/88, de autoria do deputado socialista.
“Fiquei muito feliz por ser recebido pela CDL para tratar desse assunto. É importante dizer que esse trabalho nunca foi isolado, o trabalho tem 27 anos, é de 1990. Tivemos algumas paralisações, mas, ultimamente, em razão da necessidade, estamos recebendo apoios da bancada de Pernambuco, tratando desse assunto com o ministro da Integração Nacional. E vamos ter, possivelmente, no final do mês de agosto, uma reunião da bancada do Nordeste, pois esse projeto vai atender a todo o Nordeste. E essa bancada do nordeste viabilizar os recursos do orçamento de 2018, que possa o projeto ficar pronto em 2018”, completou. 
De acordo com a proposta de Gonzaga, a captação será feita diretamente do Rio Tocantins, depois pelo Rio do Sono, terá transposição pela Lagoa Três Rios (TO), destinando-se ao Rio São Francisco pelo Rio Sapão (BA) e, depois, pelo Rio Preto.

Ascom CDL Petrolina

0 comentários :

Postar um comentário