Prefeitos do Constesf estabelecem ações para desenvolvimento rural com diretor da CAR


O presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e prefeito de Canudos, Genário Rabelo, os prefeitos Luiz Vicente Berti (Sobradinho), Wilker Torres (Casa Nova), Ana Passos (Sento-Sé), Afonso Mangueira (Pilão Arcado), Pedro Oliveira (Curaçá) e secretários representando os municípios de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes e Uauá, se reuniram em assembleia deliberativa do Constesf, na tarde desta quarta-feira (19), com o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, para discutir convênios e projetos que irão beneficiar famílias de comunidades rurais dos 10 municípios do Território. 
A principal ação discutida foi um convênio emergencial que será firmado entre o Constesf e o Governo do Estado da Bahia, através da CAR, para a execução de serviços de limpeza, ampliação e requalificação de aguadas, barreiros e barragens, com o objetivo de aumentar a capacidade hídrica dos reservatórios para utilização na produção, no manejo e criação de animais. 
Além do convênio para limpeza de aguadas, os gestores e o diretor da CAR discutiram projetos que estão dentro do programa Pró Semiárido e que, por meio de parceria com o Costesf, beneficiarão os pequenos produtores com assistência técnica, universalização da água, através da implantação de tecnologias de primeira e segunda água para consumo e produção, titulação de terras e Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). 
De acordo com Genário Rabelo, os prefeitos estão se mobilizando para garantir que esse conjunto de ações proporcione o desenvolvimento rural do Território. "Ao recebermos o diretor da CAR em nossa assembleia, pretendemos discutir e encontrar formas de potencializar o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na nossa região. Através de projetos que já executamos e de outros que começaremos a executar, como esse de limpeza de aguadas, temos certeza que homens e mulheres do campo conviverão com mais dignidade no nosso semiárido", afirmou o prefeito e presidente do Constesf. 
Segundo Wilson Dias, esta é uma parceria inédita que visa aproximar as ações que a CAR e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem planejado para a região. "Nós vamos formalizar o nosso acordo de cooperação técnica, convênios e contratos para garantirmos a universalização de água e titulação de terra. Nós definimos que vamos fazer uma expansão do Pró Semiárido, pois, além das seis mil famílias que iremos atender, ainda vamos ampliar isso em mais de 50% em parceria com o Constesf e as prefeituras", disse.
Genário Rabelo ressaltou ainda a necessidade de o Constesf dar continuidade ao projeto de regularização fundiária que já realizou medições em 62% das áreas cadastradas e cobrou do representante da CAR novos aditivos para continuidade do projeto. 

Ascom Constesf

0 comentários :

Postar um comentário