Servidores do campus Floresta participam de palestra sobre combate a incêndio


Na tarde do dia 26 de junho, o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Reitoria do IF Sertão-PE, Valter Araújo Lima, esteve no campus Floresta do IF Sertão-PE para realizar a palestra “Prevenção e Combate a Incêndio”. O evento fez parte da edição 2017 do Ciclo de Palestras da Comissão de Melhoria da qualidade de vida do servidor.
Servidores e profissionais terceirizados do campus estiveram atentos às informações sobre definição de fogo e incêndio, componentes do fogo, principais fatores causadores de incêndio, classes de incêndio, agentes extintores e atuação da brigada de incêndio.
Como se comportar em caso de incêndio para evacuação e combate a um princípio de incêndio foram tópicos que geraram muito diálogo e troca de informações entre os presentes. Para o palestrante “o importante nessas situações é manter a calma e raciocinar a melhor forma de se proteger e, se possível e quando tiver conhecimento sobre isso, a melhor forma de combater o princípio de incêndio”, afirmou.
Segundo Valter, um planejamento está em andamento para atualizar os equipamentos disponíveis para combate a incêndio no campus Floresta, bem como deverá ser montada uma brigada de combate a incêndio que será composta por servidores do campus.
Durante o evento houve uma simulação da correta utilização do extintor de incêndio à base de CO². Para a enfermeira do campus Floresta do IF Sertão-PE Camila dos Santos Silva, membro da Comissão Local de Qualidade de vida “A palestra sobre combate a incêndios trazida pela Comissão Permanente de Qualidade de Vida mostra a importância em termos ações que estimulem a prevenção e combate a situações que possam colocar em risco a vida de todos dentro da comunidade acadêmica. São medidas básicas, e que podem prevenir maiores complicações e acidentes”. 
Ainda de acordo com Camila o plano de trabalho da comissão local, com base nas sugestões colhidas a partir da avaliação dos servidores do campus, inclui outros momentos de atividades com os servidores no terceiro trimestre deste ano como, por exemplo, a oficina de primeiros socorros.

Por Elidiane Poquiviqui / Ascom

0 comentários :

Postar um comentário