Secretarias trabalharão educação ambiental durante execução do projeto Parque Fluvial em Juazeiro


As Secretarias de Educação e Juventude (SEDUC) e de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) de Juazeiro irão trabalhar em parceria no Projeto Parque Fluvial Urbano, que vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial do trecho entre a Marinha, na Orla II até o Angari.
Em reunião nesta segunda-feira (26), no gabinete da SEDUC, a secretária Lucinete Alves, o secretário Anderson Alves e as equipes técnicas discutiram sobre o projeto, destacando o trabalho que será desenvolvido pela equipe da Educação durante todo o andamento das obras.
“A Meta 1 do projeto tem o objetivo de trabalhar a Educação Ambiental, contemplando estudantes, pais de alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, representantes de instituições afins, desportistas, moradores do entorno, como estratégia para envolver a população a partir do conhecimento sobre a orla fluvial do rio São Francisco e sua importância ambiental e socioeconômica, desenvolvendo o sentimento de conservação e apropriação da comunidade em relação ao Parque”, explicou a secretária Lucinete.
De acordo com o secretário Anderson, com a revitalização da vegetação local e a utilização do espaço como ambiente de socialização e lazer, a Educação Ambiental torna-se indispensável para promover o “acolhimento” do Parque e a conscientização de toda comunidade juazeirense. “Essa parceria com a SEDUC será fundamental para o bom andamento desta importante obra para nossa cidade – uma intervenção que prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de cooper e ciclovia em toda a extensão do parque; recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante, criação de um atracadouro, entre outras melhorias”, pontuou o secretário da SEDUR.
Dentro do trabalho que será desenvolvido pela SEDUC, estão previstos Seminários Temáticos, Oficinas Pedagógicas, Palestras, Ato Público, Concurso Pedagógico, plantio para recuperação vegetal da área, entre outras ações.
O projeto do Parque Fluvial é uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF). A Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados às margem do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

0 comentários :

Postar um comentário