Fati forma mais uma turma e alunos celebram o aprendizado


“Ainda há tempo”, este foi o título do poema de autoria de uma aluna da Faculdade Aberta a Terceira Idade – FATI, lido durante o encerramento da 9ª turma do projeto, que aconteceu nesta quarta-feira (21) no Auditório da Facape. Cremilda Farias Santos revela com o texto o sentimento de muitos dos seus colegas, de que não importa a idade, ainda há tempo para aprender. 
Cerca de 80 alunos da FATI receberam certificados de conclusão em nove disciplinas ofertadas, entre elas noções de Direito, Empreendedorismo, noções de saúde, Inglês, Espanhol, Inclusão Digital e Formação de escritores. Durante a solenidade, os alunos fizeram apresentações musicais, jograis, exposição de empresas e demonstraram na prática o que aprenderam em sala de aula. As apresentações foram acompanhadas pelo presidente da Facape, Antonio Habib; a representante da UPE, Taciana Roberta de Alencar; a coordenadora do projeto e profª da Facape, Thereza Christina, além de coordenadores de cursos e professores da Facape.
A Fati é um projeto de extensão, realizado através de uma parceria entre Facape e  UPE, voltado para oferta de aulas gratuitas destinadas ao público da terceira idade. É um objetivo também integrar estudantes das Instituições no projeto, através de monitorias. Com aulas diárias, pessoas a partir de 50 anos passam a ter uma rotina de estudos, troca de conhecimento e experiências. O estímulo para retomar as atividades acadêmicas fez com que Juraci Xavier, de 50 anos, superasse as limitações para se dedicar ao estudo do inglês. Sem condições financeiras para comprar livros ou estudar pela internet, Seu Juraci busca na reciclagem a fonte de suas leituras. “Procuro livros que foram descartados pelas pessoas no lixo e estudo”, revela o senhor que participa do Fati pela primeira vez, mas já garantiu que vai continuar nos próximos semestres.
Histórias como a de Juraci dão um ânimo para que a Profª Thereza dê continuidade ao Fati. A Profª destaca o caráter de inclusão social que o projeto tem, inserindo pessoas da terceira na sociedade. Thereza acrescenta ainda que estão sendo estudadas as possibilidades de ofertar mais disciplinas, como conversação em espanhol, literatura no cinema e outras artes, além do  aprimoramento da disciplina de noções de Direito. Ainda segundo a coordenadora, na primeira quinzena de agosto deve ser lançado o edital para chamada de novos alunos. 
Texto e fotos: Thirza Santos 
Ascom Facape

0 comentários :

Postar um comentário