segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dilma quer combater "malfeitos e malfeitores"

“Garanto às trabalhadoras e aos trabalhadores brasileiros que vamos continuar buscando meios de baixar impostos", também disse Dilma


No pronunciamento que fez para comemorar o Dia do Trabalho (1º de maio), a presidente Dilma Rousseff garantiu que irá combater “malfeitos e malfeitores”. O pronunciamento foi ao ar esta noite em cadeia nacional de rádio e televisão. “Garanto às trabalhadoras e aos trabalhadores brasileiros que vamos continuar buscando meios de baixar impostos, de combater os malfeitos e os malfeitores e, cada vez mais, estimular as coisas bem feitas e as pessoas honestas de nosso país", disse Dilma.

Nesta semana, devem ter início os trabalhos da CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) criada para investigar o envolvimento de parlamentares e agentes públicos e privados com o empresário goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar um esquema de jogos ilegais. A comissão é presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), partido da base governista.

No pronunciamento, a presidente disse que, além de cuidar da economia, quer ser conhecida pela defesa da capacitação profissional do trabalhador brasileiro. “Não quero ser a presidenta que cuida apenas do desenvolvimento do país, mas aquela que cuida, em especial, do desenvolvimento das pessoas”, disse.

Uma das iniciativas nesse sentido, segundo Dilma, é a concessão de bolsas para 100 mil brasileiros estudarem em universidades estrangeiras por meio do Programa Ciência sem Fronteira, que a presidenta chamou, no pronunciamento, de Brasil sem Fronteira. A capacitação profissional, continuou a presidenta, contribui para a luta contra a pobreza extrema, a conquista de melhores salários e, consequentemente, permite ao trabalhador ter acesso a mais bens e serviços.

Da Agência Brasil

Ataque em sede da TV deixa mortos em Mali

Confrontos entre ex-golpistas e a guarda presidencial, fiel ao presidente deposto Amadou Toumani Touré, motivaram as mortes

Várias pessoas morreram nesta segunda-feira na sede da Rádio e Televisão do Mali (ORTM), em Bamaco, durante confrontos entre ex-golpistas e a guarda presidencial, fiel ao presidente deposto Amadou Toumani Touré, informaram à AFP funcionários da emissora.

"Há mortos", disse um funcionário, que pediu para não ser identificado. A ORTM estava ocupada pelos golpistas desde 22 de março e elementos da Guarda Presidencial tentaram retomar o controle da sede da emissora após retirar os jornalistas.

"Pedimos aos jornalistas para abandonar a ORTM, mas ainda não controlamos todo o prédio", disse à AFP um membro da Guarda Presidencial por telefone. A embaixada americana em Bamaco confirmou o tiroteio na região da ORTM.

Disparos de armas automáticas também ocorriam na zona do campo militar de Kati, nos arredores de Bamaco, que serve de quartel-general para a Junta Militar liderada pelo capitão Amadou Haya Sanogo, que derrubou o presidente Amadou Toumani Touré em 22 de março passado.

Da AFP

Brasil tem 15 milhões de eleitores filiados a partidos, diz TSE

Os 29 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conseguiram 239.604 novas adesões em seis meses, passando de 14.847.410 filiados em outubro de 2011 para 15.087.014 em abril de 2012.

São Paulo é o Estado com maior número de filiados: 2.925.631; seguido por Minas Gerais, com 1.609.420; Rio Grande do Sul, com 1.296.935; e o Rio de Janeiro, com 1.080.606.

Já os Estados com os menores números de filiados são Roraima, com 42.030; Acre, com 59.037; e Amapá, com 74.758.
No exterior, 1.241 brasileiros são filiados a partidos no Brasil

Legendas

O PMDB tem o maior número de filiados (2.355.472), seguido pelo PT, com 1.549.180; e o PP, com 1.416.116 filiados.

O PSD informou ter 173.855 filiados e o PPL, 13.921 -os dois partidos conseguiram registro no TSE em 2011.

Folhapress

Com dois de Dênis Marques, Santa Cruz vence o Salgueiro por 3 a 1 e está na final

Primeira partida das finais contra o Sport já será no próximo domingo, novamente no Arruda


A última vaga à final do Campeonato Pernambucano foi pintada em três cores. Eficiente taticamente e com marcação implacável bem ao estilo do técnico Zé Teodoro, o Santa Cruz fez 3 a 1 sobre o Salgueiro e decidirá o título contra o Sport. Os heróis corais na noite desta segunda-feira, no Arruda, foram Natan e Dênis Marques, que com dois gols marcados é o novo artilheiro do Estadual ao lado de Marcelinho Paraíba. Elvis descontou para o Carcará. O primeiro jogo das finais acontecerá no próximo domingo, novamente no Arruda. Dessa vez, todavia, a vantagem de dois placares igual será o Leão, que terminou o primeira fase na frente do Santa.

A confirmação do que todos previam veio desde os primeiros lances de jogo. A semifinal de ontem foi infinitamente melhor que a entre Sport x Náutico. Mesmo truncado com muitas faltas, Santa Cruz e Salgueiro se mostravam com o propósito além da marcação. Partindo para cima com tudo, o Tricolor teve a primeira chance do jogo aos 4 minutos. Renatinho deu belo passe para o Flávio Caça-Rato. Na dividida com o goleiro Luciano, na entrada da área, o atacante chegou antes e foi derrubado. Luciano recebeu o amarelo corretamente. Com a vantagem do empate, o Carcará esperava o adversário para golpear na base do contra-ataque.

Mais tranquilo em campo, o time sertanejo chegou duas vezes ao ataques, aos 11 e aos 13 minutos, com Pio e Clebson. Sem se afobar pela necessidade do gol, o Santa Cruz não se desorganizou em momento algum. Aos 25, Pedra lançou Natan, que enxergou Dênis Marques livre no meio da área. O atacante chutou por cima. Dez minutos depois, o gol. Luciano Henrique enfiou a bola para Natan, que acertou um belo chute cruzado. A felicidade da torcida coral não demorou muito e dois minutos depois, o Carcará empatou. Após cruzamento de Marcos Tamandaré, Ceará desviou e Tiago Cardoso fez grande defesa. No rebote, Elvis empurrou para as redes.

Na volta para o segundo tempo, os times voltaram sem alterações. O jogo também não mudou e já recomeçou a mil. No primeiro minuto, pênalti para o Santa Cruz. Chicão deu belo passe para Flávio Caça-Rato, que acabou derrubado na área por Josa, que recebeu amarelo. Dênis Marques foi para a cobrança e colocou o Tricolor na frente: 2 a 1. No lance seguinte ao gol, Josa fez falta feia em Luciano Henrique e acabou expulso. O turbilhão de nervosismo veio a tona no time sertanejo, que passou a fazer muitas faltas e reclamar bastante. No embalo da torcida, o Tricolor passou a dominar o jogo.

Dênis Marques e Natan perderam uma chance cada de ampliar a vantagem. Recuado e com um a menos, o Carcará ficou acuado, mas não morto. Aos 25, Clebson perdeu chance incrível. De frente com Tiago Cardoso, ele deu um chute para a arquibancada. O jogo ficou morno e o técnico Zé Teodoro encaixou um ferrolho no time. Tirou Caça-Rato e e Pedra para entrada de Léo e André Oliveira. Aos 45, ainda deu tempo para Dênis Marques fazer um golaço e sacramentar o Santa na final.

Ficha do jogo

Santa Cruz 3

Tiago Cardoso, Diogo, Vágner, William e Renatinho; Anderson Pedra (André Oliveira), Chicão (Sandro Manoel), Luciano Henrique e Natan; Flávio Caça-Rato e Dênis Marques.
Técnico: Zé Teodoro.

Salgueiro 1
Luciano, Marcos Tamandaré, Luiz Eduardo, Alemão e Peri; Pio, Josa, Vitor Caicó (Júnior Ferrim) e Clébson; Fabrício Ceará e Elvis (Edmar).
Técnico: Neco.

Local: Arruda. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Clóvis Amaral e Roberto José. Gols: Natan, Dênis Marques (2) (SC); Elvis (S). Cartões amarelos: William, Chicão, Dênis Marques (SC); Luciano, Peri, Josa, Marcos Tamandaré, Pio, Elvis (S). Cartão vermelho: Josa (S). Público: Renda:

Diario de Pernambuco

Pistoleiro cearense acusado de 20 mortes é preso em Pernambuco

Entre os crimes atribuídos a Danilo está a morte do vereador Marcos Rogério Machado de Lima

Danilo Costa foi preso em uma operação das Polícias do Ceará e de Pernambuco FOTO: DIVULGAÇÃO

Um dos pistoleiros mais procurados pela Polícia no Ceará acabou sendo capturado, no fim de semana, no Estado de Pernambuco. Acusado de 20 assassinatos na Região do Vale do Jaguaribe, o bandido confessa dez. Danilo Costa de Oliveira, matador de aluguel que era caçado pelos delegados Edmar Bezerra Granja e Vera Granja, foi preso numa operação das Polícias do Ceará e de Pernambuco no Município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana de Recife (RMR), e deve ser trazido para Fortaleza nas próximas horas.

Danilo é fugitivo da cadeia pública do Município de Morada Nova (163Km de Fortaleza) e acusado de ter assassinado várias pessoas nas cidades de Jaguaribara, Jaguaribe e Morada Nova. Responde também por assaltos e é suspeito de participação direta na morte de um político da cidade de Jaguaretama.

Vereador

A vítima foi o vereador Marcos Rogério Machado de Lima, o ´Marcão´ (PRB), 32, baleado dentro da Câmara Municipal daquela cidade na tarde de 19 de setembro do ano passado. Na mesma ocasião, outro vereador, José Antônio Lopes Pereira (PMDB), 32, ficou ferido. Conforme a Polícia, Danilo é comparsa de outros dois bandidos perigosos que atuam na Região do Vale do Jaguaribe. Trata-se de Francinildo Alves da Silva, o ´Pinguim do Limoeiro´; e Sebastião Ismael Diógenes.

Mainha

Conforme investigações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Jaguaribe, o assassinato do vereador ´Marcão´, em Jaguaretama, teria sido tramado dentro da cadeia pública de Morada Nova por Danilo e ´Pinguim´. Depois que conseguiu fugir da cadeia, ele teria perpetrado o crime com um comparsa. A motivação do homicídio ainda não está completamente esclarecida, mas pode remeter para outro caso de repercussão no Estado, quando um famoso pistoleiro cearense, Idelfonso Maia Cunha, o ´Mainha´ foi executado, crime ocorrido em fevereiro de 2011.
Delegado Edmar Beserra Granja comanda as investigações sobre os crimes em que Danilo é acusado, juntamente com a delegada Vera Granja FOTO: CID BARBOSA

Para os delegados Edmar Beserra Granja e Vera Granja, a prisão de Danilo pode representar o esclarecimento de vários assassinatos que ocorreram nos últimos meses na Região do Jaguaribe. “Temos informações concretas de que ele pode ter participado de vinte assassinatos. Ele confessa friamente que matou dez pessoas”, afirma a delegada Vera Granja.

O delegado-regional de Jaguaribe, por sua vez, explica que a fuga de Danilo da Cadeia Pública de Morada Nova também pode vir a ser esclarecida após sua prisão. “Contra ele há quatro mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Estadual, sendo dois em Jaguaribara, um em Jaguaribe e outro em Morada Nova”, disse Edmar Granja.

Um dos mais recentes assassinatos atribuídos a Danilo Costa Oliveira ocorreu na cidade de Jaguaribe, no dia 17 de fevereiro, quando foi morto Uilton Vagner Cavalcante da Silva, também apontado como envolvido em crimes na região.

As informações são do Dio do Nordeste Online

“O que é isso? O animador perdendo as calças? É só apertar o cinto”, diz Silvio Santos

Parece piada, mas Silvio Santos deixou mesmo ir para o ar o momento em que seu cinto afrouxou e suas calças caíram durante a gravação de seu programa. Para a surpresa do blog (que duvidou que o episódio fosse ao ar), a cena foi exibida neste domingo. "Caiu! Caíram as calças do animador !!! Segura, segura!", disse Silvio, que não segurou a risada. Silvinho Blau Blau, que era um dos convidados da atração, quase se deitou no chão de tanto rir. No momento em que as calças caíram, a imagem foi aberta e só deu para ver de longe o apresentador se recompondo (ou tentando. Ele nem ficou vermelho!). Obviamente, a censura do programa não iria permitir mais do que isso. "E agora o que que eu faço? Ir para o camarim? Que camarim o que...É só apertar os cinto. Acho que estou mais magro", repetia. O programa teve média de 9 pontos (com picos de 12), sendo que na reta final empatou com a Globo com 10 pontos (cada pondo equivale a 58 mil domicílios. Esse Silvio entende de televisão mesmo. Horas após a exibição do suposto acidente, o vídeo Silvio perdendo as calças estava na rede.

Assista ao vídeo:



Yahoo! TV

Escolha de rainha do rodeio de Campos Novos Pta. acaba em briga

Mais de 50 pessoas se envolveram em uma pancadaria generalizada.
Várias pessoas ficaram feridas, uma delas foi encaminhada ao hospital.

Um dos envolvidos na confusão foi agredido mesmo caído no chão. (Foto: Imagens cedidas pela Starfesta.net)

A escolha da rainha do rodeio terminou em confusão em Campos Novos Paulista neste sábado. Segundo informações da polícia, cerca de 50 pessoas se envolveram na uma briga generalizada, que aconteceu dentro do ginásio municipal.

A Polícia Militar foi acionada, mas só havia dois policiais de plantão e por conta da quantidade de gente envolvida na briga, a primeira viatura que chegou ao local precisou aguardar reforço vindo de cidades da região.

De acordo com a organização, mais de 300 pessoas participavam do evento e uma rixa entre moradores de cidades da região teria causado a confusão, mas, a polícia ainda investiga os motivos da briga. Várias pessoas ficaram feridas, uma delas chegou a ser atendida no Pronto-Socorro e logo depois foi liberada.

Mais de 50 pessoas teriam se envolvido na pancadaria generalizada. (Foto: Imagens cedidas pela Starfesta.net)

Do G1 Bauru e Marília

'Gostava da atenção', diz professora presa por mandar fotos nuas a alunos

Tiffany Huffman, de 28 anos, teria se aproximado de alunos pelo Facebook.
Após ser presa, ela disse que sabia que aquilo era errado, segundo registro.

Uma americana foi presa na semana passada na cidade de Southmore, Oklahoma, acusada de aliciar e mandar fotos nuas de si a alunos adolescentes da escola onde ela trabalhava como ajudante de professor.

Tiffany Huffman, de 28 anos, recebeu três acusações. Ela teria se aproximado dos alunos pelo Facebook e passado a mandar mensagens com conteúdo inapropriado, incluindo as fotos de si, segundo a acusação. As mensagens foram enviadas entre 30 de março e 17 de abril, informa a reportagem da TV local FOX 23.

A mulher afirmou saber que o que havia feito era errado, mas que gostava da atenção, segundo os registros da corte.

Do G1, em São Paulo

A Seca No Sertão é Culpa de Deus?


Meus amigos,

Desde pequenininho, ainda estudante no Colégio D. Bosco, Petrolina PE, em sala de aula, durante as aulas de História do Brasil, quando necessariamente passávamos à estudar a Política e os Políticos do Nordeste, que sempre um tema “PAVOROSO” vinha na mesa de debates: A SECA.
Pois muito bem, neste período, como víamos e até era alvo de vários trabalhos em equipe, apresentáveis na sala de aula, diante de todos os alunos, sempre deparávamos diante de algo muito “VERGONHOSO” para a época, e que ainda é o meio utilizado pelos políticos regionais para manter a “ILUSÃO DO COMBATE A SECA”: O Carro Pipa, e as Cisternas, que “nunca enchem de água”.

Ora, meus amiguinhos, todos nós sabemos que a Seca no Sertão não é uma novidade. Mas parece ser ainda a bandeira “ilusionista”, eleitoreira de muitos políticos de renomado perfil histórico aparente.

De quem é a culpa pelas conseqüências da seca no Sertão? De Deus ou dos Homens?

Os políticos em busca de votos, são tão descarados e ligeiros em pensar: “Vamos acabar com a seca no Nordeste.” Impossível. A seca é um fenômeno natural e presencial, do qual jamais e ninguém poderá modificar isto. No entanto, as conseqüências advindas da seca no Nordeste “poderiam ou não” ser minorizadas. Porque?

Existe alguma força maior para o combate a seca do que a política? Não existe. Sem a vontade, verdadeira dos poderosos políticos, fica difícil reagir diante a tamanha devassidão advinda da seca no Sertão. De quem é a culpa?

A política retrógrada, desde a era de Arraes, baseada no Carro Pipa, na construção das Cisternas, “que nunca enchem”, ainda é praticada em grande escala pelos políticos do Sertão. Porque? Seca é sinônimo de “VOTOS GARANTIDOS”. Um carro pipa aqui, uma cisterna ali, outro aquém e muitos votos computados, permanecendo à pobreza.

Á água é a base para o desenvolvimento.

O que falta mesmo é VONTADE, COMPROMISSO E ATITUDE POLÍTICA, para resolver os problemas da conseqüência da seca no Sertão. Porque? Hora, existe uma energia enorme, além de recursos públicos, empregados na Transposição do Rio São Francisco, que fica aqui ao lado, para levar água a outros Estados do Nordeste….Mas não existe uma só política séria e sincera, para o combate a Seca.

Deus é o culpado disso?

Não é não.

Deus tenha piedade do povo do Sertão.

Moraes de Carvalho

Texto e Ilustração: Moraes

I Encontro Interestadual da Imprensa do Semiárido levará participantes à roteiro enoturístico pela região


Petrolina sediará, nos dias 01 e 02 de maio, o I Encontro Interestadual da Imprensa do Semiárido em Pernambuco e Bahia. O evento reunirá profissionais de comunicação dos dois estados e traz na programação, entre outras coisas, palestras sobre temas como a 'Liberdade de Expressão e o Desafio da Imprensa no Sertão'.

Outro atrativo do Encontro é o roteiro turístico que conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Turismo. A programação ocorrerá a partir das 9h, amanhã (01). O intuito é apresentar aos participantes do evento o roteiro enoturístico denominado “Vapor do Vinho”, que inclui visitas a Fazenda Ouro Verde (com degustação de vinhos) em Casa Nova-BA e a Fazenda Fortaleza (com degustação de uva e manga). O “Vapor do Vinho” é realizado no Vale do São Francisco desde abril de 2011 e leva os visitantes a um passeio pelas águas do Velho Chico e do lago da represa de Sobradinho/BA, onde é feita a eclusa.

Segundo informações da secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, o roteiro enoturístico é um um atrativo a mais para o turismo da região, sendo o único do tipo na América Latina. “O Vapor do Vinho é único na América Latina por integrar aspectos naturais, através das belezas do Rio São Francisco, técnicos, com a realização da eclusa em Sobradinho e enoculturais, propiciados pelas visitas às vinícolas. O roteiro tem atraído turistas de outras nacionalidades e a demanda que era de 200 pessoas, inicialmente, hoje já atende cerca de 3.200 por fim de semana. E tudo isso é positivo não só para o turismo em si, já que consequentemente movimenta a economia local”, ressaltou.

Patrícia Pinheiro (Estagiária de Comunicação) Secom PMP

Obstetra do HDM alerta para os riscos da gravidez na adolescência


A gravidez na adolescência é uma preocupação de saúde pública no Brasil e em nossa região. Geralmente está associada ao início cada vez mais precoce da atividade sexual que tem ocorrido na vida das jovens. O Hospital Dom Malan, referência em atendimento materno infantil na região realiza cerca de 500 partos por mês e desses, 12% em média são feitos em adolescentes. A unidade recebe usuárias de mais de 55 municípios, atendendo de forma interdisciplinar a adolescente gestante e não gestante prestando relevante serviço na assistência no planejamento familiar bem como na prevenção e tratamento dos problemas ginecológicos.

De acordo com o ginecologista e obstetra Euclides Marinho as principais consequências de uma gestação na adolescência são a hipertensão na gestação, anemia, infecção urinária ou vaginal e o parto prematuro. "O corpo de uma adolescente na verdade ainda não está pronto para a maternidade e uma gestação nesse período da vida traz sérios riscos à vida da menina", disse o médico que completou: "Geralmente esse tipo de gestação leva a paciente para a UTI obstétrica, onde ela precisa receber cuidados especiais".

As adolescentes grávidas atendidas no HDM recebem apoio psicológico e orientação do Serviço Social da Unidade. Foi o que aconteceu com a adolescente J.R.S de 17 anos que teve a sua primeira filha no HDM e recebeu apoio das profissionais da instituição. "Minha gravidez não foi planejada, foi um susto e agora minha vida toda mudou", declarou

Ascom HDM

Família usava bomba como 'ferrinho para segurar porta' há 15 anos em MS

Descoberta aconteceu quando outra bomba foi achada no mesmo bairro.
Equipe da polícia irá recolher projétil para análise nessa segunda-feira (30).


Artefato era manuseado pela família residente no Jardim Carioca (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)A doméstica Jerusa Pereira dos Santos, de 40 anos, guarda em casa há 15 anos um projétil de artefato bélico encontrado enterrado no quintal. No sábado (28), a dona de casa descobriu que era uma bomba e que representa riscos à família depois que um objeto semelhante foi encontrado em um canteiro de obras na mesma rua, no Jardim Carioca, em Campo Grande.

Nessa segunda-feira (30), policiais militares da Companhia de Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), devem ir até a casa retirar a bomba.

“A gente nem imaginou que pudesse ser uma bomba, e eu só guardei porque era diferente. Eu usava o 'ferrinho' pra segurar a porta; toda vez que alguém tirava ele do lugar, eu perguntava onde estava meu ferrinho”, disse Jerusa ao G1.

Há 4 meses, o irmão dela chegou a comentar que o “ferrinho” parecia uma bala e que deveria entregar para um museu. “Eu nem levei a sério”.

A descoberta aconteceu depois que a polícia foi acionada para retirar um artefato explosivo de uma obra próxima, no sábado (28). A filha de Jerusa, de 10 anos, viu a bomba. “Ela voltou para casa desesperada, porque o objeto era igual ao que a gente tinha guardado”. A polícia soube da existência desse outro artefato e irá retirá-lo da casa hoje.


O projétil na casa de Jerusa foi descoberto em 1997, quando cavaram um buraco para uma fossa no quintal da casa. Na época, o marido da doméstica achou estranho o objeto, mas ele virou um 'souvenir' prático da família. As filhas da dona de casa usaram várias vezes o projétil para amassar latinhas. As meninas levantavam a bomba e usavam a base como martelo. “Ele [o artefato] era usado dentro de casa, no quintal, ficava no sol, segurava o portão e nunca aconteceu nada”, comenta.

Depois da descoberta de sábado, o projétil saiu do portão da casa e foi deixado no quintal, por receio de que algo acontecesse.


Análise

Depois de avaliar as fotos feitas pelo G1, o major Marcos Paulo Gimenez, comandante da Cigcoe, disse que o objeto encontrado na casa de Jerusa é muito semelhante ao destruído no canteiro de obras no sábado.

O projétil destruído no canteiro de obras, segundo Gimenez, provavelmente era utilizado entre as décadas de 1910 e 1920. O sargento Tárcio Pimentel, técnico em bombas e explosivos da Cigcoe, disse que o exemplar destruído estava ativo. “Quando nós demos um choque com carga de explosivo reduzida o artefato explodiu e se fragmentou”, explicou. Parte do material foi recolhido para análise.

Pimentel explicou que não é possível identificar o tipo de explosivo, a origem do artefato ou há quanto tempo estava no canteiro de obras. “Só uma análise e um estudo detalhado podem definir as características do artefato”, conclui.

A Polícia Militar orienta que se alguém encontrar um objeto suspeito de bomba deve isolar a área e acionar o 190. As pessoas devem manter distância do material até chegada da polícia.

A assessoria do Comando Militar do Oeste (CMO) informou que vai procurar a família que encontrou o artefato e analisar se há necessidade de detonar ou não o explosivo. A assessoria não informou que o bairro onde o projétil foi encontrado era usada como área de treinamento militar.

Do G1 MS

"Fernando Filho está produzindo espumas", diz Odacy sobre adesão do PDT


Em entrevista ao blog do Magno, Odacy Amorim que é pré-candidato do PT a prefeito de Petrolina, afirmou que o deputado Fernando Filho, pré-candidato do PSB, está produzindo 'espumas', passando informações sobre adesões no dia a dia que não batem com a realidade.

Um exemplo disso, segundo ele, está na suposta adesão do PDT, enviada pela assessoria de Fernando como um fato novo no processo de aglutinação da sua candidatura. 'O dirigente do PDT em Petrolina já era há muito tempo ligado ao seu grupo, é do seu quintal', disse Amorim, referindo-se a João Onofre, que formalizou apoio ao socialista.


FONTE: Blog do Magno

Luiz Gonzaga é homenageado com exposição em Petrolina


Nesta terça-feira (01/05), feriado em homenagem ao Dia do Trabalhador, estréia na Câmara de Vereadores de Petrolina, a amostra que homenageia o rei do baião, Luiz Gonzaga. A exposição contem mais de 300 objetos, de uso pessoal, discos, telas, reportagnes e vestimentas que pertenceram ao músico.

Essa exposição é realizada há nove anos e tem como responsável o amigo pessoal do rei do Baião, Reginaldo Silva, que somente após 12 anos da morte de Luiz Gonzaga, reconheceu o valor do material que tinha e resolveu criar a exposição que já encantou São Paulo e Brasília.

O público poderá visitar a exposição até o dia 07 de maio no espaço cultural da Câmara de Vereadores de Petrolina, das 08 horas às 17 horas.

FONTE: Redação/ASCOM PMP

Prefeitura de Petrolina adquire máquina Patrol


A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, adquiriu uma máquina patrol para o município. A máquina chegou à cidade na última sexta-feira (27), com o objetivo de trabalhar nas estradas do interior da cidade, especialmente, nas estradas onde trafegam transportes escolares, a fim de beneficiar a população.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, frisou que a máquina deve começar a trabalhar de imediato. “O uso da patrol deve começar de imediato. A máquina será usada na manutenção das estradas do interior do município, com o foco para as estradas de transporte de alunos”, afirmou.

A patrol foi obtida por meio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima). O Fundo tem intuito de assegurar recursos para os projetos e financiamentos de empreendimentos que visem remediar os impactos ambientais nocivos causados pela mudança do clima e por sua adaptação e efeitos.

Texto: Gabriella Moura (Estagiária de Comunicação)
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Prefeito Julio Lossio lança o Programa Melhor em Casa


Foi lançado na manhã desta segunda-feira (30), no hall de eventos do Gabinete Municipal, o 'Programa Melhor em Casa'. A iniciativa lançada pelo prefeito Julio Lossio, acompanhado do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães e da secretária de Saúde, Lúcia Giesta, oferecerá atendimento domiciliar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica.

O programa Melhor em Casa é um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) com parceria do Governo Federal e contará com duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e o reforço de uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), que ficará na Unidade de Saúde Ricardo Soares e na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Lia Bezerra. As equipes são compostas por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem.

Em outubro do ano passado, a secretária de Saúde, Lúcia Giesta e o prefeito Julio Lossio participaram do lançamento do programa no Palácio do Planalto, a convite do vice-presidente da República, Michel Temer. Após ao evento, o gestor municipal solicitou rapidez para a implementação da ação em Petrolina, tendo em vista a garantia da continuidade dos cuidados prestados na unidade hospitalar. “O serviço do Melhor em Casa é inédito em Petrolina e visa complementar a atenção à saúde que é feita na unidade básica, nas AMEs e também nos hospitais com o objetivo de proporcionar um conforto ao paciente, que poderá finalizar a recuperação na sua residência”, enfatizou a secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

O prefeito Julio Lossio relatou as ações positivais realizadas durante a gestão, que garantem melhor qualidade na saúde para a população de Petrolina. “Na última sexta-feira, lançamos o Programa Saúde na Escola. Na próxima quarta-feira, inauguraremos a AME Manuel Possídio no bairro Areia Branca que atenderá 15 mil pessoas e hoje, pensando nas pessoas que necessitam de um acompanhamento domiciliar, iniciaremos o Programa Melhor em Casa. A ação facilitará o restabelecimento dos pacientes acamados e oferecerá condições para a continuidade da assistência médica”, reforçou.

A identificação dos pacientes ocorrerá conforme portaria n° 2527 de 27 de outubro de 2011, que define a utilização do programa para as pessoas que precisam do suporte de acessibilidade ao serviço de atenção domiciliar para reabilitação. As duas equipes disponíveis atenderão os chamados dos principais hospitais da cidade e das Unidades de Saúde da Família, que cadastrarão os pacientes de acordo om os critérios exigidos no Melhor em Casa.

Texto: Élida Maria
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Unidade Móvel de Atendimento Médico iniciará nova rodada de atendimentos nesta quarta-feira


Dando continuidade aos atendimentos prestados nas áreas mais distantes de Petrolina, a Unidade Móvel de Atendimento Médico iniciará, na próxima quarta-feira (02), um novo cronograma de visitas às comunidades rurais do município. Uma equipe, composta por médico e técnico de enfermagem, realiza o acolhimento, consulta médica, verifica a pressão arterial dos pacientes, dispensa medicamentos e solicita os exames necessários. Tudo isso dentro de uma Unidade Móvel, equipada com consultório médico.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Petrolina busca ampliar o acesso da população de Petrolina aos serviços de saúde, possibilitando o atendimento médico às pessoas que têm dificuldades para se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde. Para se consultar, o paciente deve ir ao encontro da Unidade Móvel de Atendimento Médico na sua comunidade e não precisa realizar o agendamento.

Entre os dias 02 e 31 de maio, a Unidade passará por Uruás, Cristália, Porto da Palha, Porto da Ilha, Picos I e II, e pelos Assentamentos Lindolfo Silva, Maria Gorete, São Francisco, Rio Pontal, Mansueto de Lavor e Água Viva I e II.

CRONOGRAMA UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO MÉDICO

02/05 - URUÁS

03/05 - ASSENTAMENTO LINDOLFO SILVA 07/05 - CRISTÁLIA

09/05 - ASSENTAMENTO MARIA GORETE

10/05 - ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO

16/05 - ASSENTAMENTO RIO PONTAL

17/05 - ASSENTAMENTO MANSUETO DE LAVOR

21/05 - PORTO DA PALHA

23/05 - PORTO DA ILHA

24/05 - PICOS I

28/05 - PICOS II

30/05 - ASSENTAMENTO ÁGUA VIVA I

31/05 - ASSENTAMENTO ÁGUA VIVA II

Texto e Foto: Eneida Trindade
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Polícia Civil desarticula quadrilha acusada de vários arrombamentos em Petrolina


Policiais civis integrantes da equipe de roubos e furtos da 214ª Circunscrição em Petrolina desarticularam na ultima sexta-feira (27), uma quadrilha acusada de arrombamentos a estabelecimentos comerciais nos bairros José e Maria, Mandacaru e Santa Luzia, todos na zona leste da cidade. Foram presos, Thiago Antunes Caze Coelho Pacheco, de 21 anos, José Roberto dos Santos de 22 e ainda apreendido três menores de 16, 14 e 13 anos. Um quarto menor também de 13 anos conseguiu se evadir do local, mas a polícia já identificou o suspeito. Todos os envolvidos foram localizados no bairro Mandacaru no qual moravam.

Os suspeitos foram presos em flagrante após uma denuncia anônima que revelou que os suspeitos estavam vendendo as mercadorias fruto do arrombamento a um mercadinho no bairro José e Maria, no qual levaram celulares, cigarros, alimentos e bebidas. Os maiores foram presos e encaminhados ao Presídio Doutor Edvaldo Gomes em Petrolina, já os menores formam entregues as famílias.

Jucianna Kelly Terto Ascom Gerencia de Polícia do Sertão - II

Equipe de Paratletas de Petrolina se destaca no Circuito Paraolímpico Brasileiro em Natal


Etapa Regional Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação reuniu mais de 500 participantes neste final de semana em Natal, capital do Rio Grande do Norte, sendo que os atletas de Petrolina conquistaram 8 medalhas de ouro 4 de prata e 1 de bronze. O grande destaque da competição foi Francisco Daniel Coelho que estabeleceu na prova dos 800 metros o novo recorde Brasileiro com o tempo de 2’12s’84, Daniel ainda venceu a prova do 1.500 metros. Os outros atletas petrolinenses que se destacaram foram Lázaro de Oliveira conquistando 03 medalhas de ouro nas provas de 800,1.500 e 5.000 metros e Josoaldo Coelho também com 03 ouros nos 800, 1.500 e 10.000 metros.

Vídeo flagra mulher que simulava deficiência e pedia esmolas no Espírito Santo

Um comerciante registrou a ação em vídeo e denunciou. Segundo delegado de defraudações, ela pode ser presa em flagrante.


Mulher fige deficiência física e pede esmola na rua (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Uma mulher finge ser deficiente física para pedir esmolas na rua José Teixeira, no bairro Santa Helena, em Vitória. Imagens feitas pelo comerciante Samer Mattar mostram o momento em que ela sai do local andando normalmente. "Eu estava em um churrasco com a minha família e o barulho que ela fazia me chamou atenção, então comecei a filmá-la. Depois de um tempo, minha esposa percebeu que ela tinha saído andando", contou Mattar. Uma comerciante da região, que preferiu não se identificar, relatou que a mulher aparece na rua semanalmente. "Ela chega, se esconde atrás dos carros, senta, coloca um gorro e vai para a pista para pedir dinheiro", disse. Segundo o delegado de defraudações, Gilson Gomes, a atitude caracteriza crime. "Ela usa da boa-fé das pessoas para tirar dinheiro delas. Essa mulher pode, inclusive, ser presa", informou. Gomes informou ainda que uma equipe tentará encontrar a pedinte e que o crime de estelionato pode dar de um a cinco anos de prisão. Gilson Gomes informou ainda que irá deslocar uma equipe para investigar o caso.



Fonte: G1

Morre no Rio aos 63 anos o ator e produtor Luiz Carlos Buruca

Ele participou de novelas, minisséries e programas de humor.
Artista sofria de problemas pulmonares e teve uma parada cardíaca.


O ator e produtor Luiz Carlos Pulchério de Medeiros, conhecido como Luiz Carlos Buruca, morreu na tarde de domingo (29), aos 63 anos, no Hospital Rio Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Segundo informações do hospital, o ator teve uma parada cardíaca.
Na televisão, Luiz Carlos Buruca participou de novelas como "A Moreninha", "Estúpido Cupido", "Cambalacho", "Kananga do Japão", "O Clone", "Alma Gêmea", entre outras.

Ele também participou da linha de shows da Rede Globo como "Planeta dos Homens", "Viva o Gordo", "Chico Anysio Show" e minisséries como "Ciranda Cirandinha" e "Plantão de Polícia".
Segundo a amiga Lidoka, cantora do antigo grupo "As Frenéticas", Buruca tinha problemas pulmonares.

Buruca com Claudia Abreu e Malu Mader em cena da novela Celebridade (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Do G1 RJ

Professora deixa cargo após aluno ameaçá-la de morte, em Goiânia

Ela afirma que após a ameaça não conseguia ouvir a voz do estudante.
Docente realizou tratamento médico por causa de desequilíbrio emocional.


Uma professora da rede pública de ensino, que preferiu não ser identificada, revelou que deixou o cargo após um aluno ameaçá-la de morte. Com receios de encontrar o estudante, a docente foi afastada da função para realizar um tratamento psicológico e, ao concluí-lo, deixou de lecionar para trabalhar como secretária na biblioteca da unidade de ensino, em Goiânia.
“Essa situação gerou todo um transtorno mental a ponto de não conseguir ver o aluno e até mesmo qualquer adolescente. O próprio fato de ouvir a voz dele já me causava todo um desequilíbrio emocional. Passei a tomar medicação controlada de tarja preta, não dormia direito e estava totalmente desequilibrada”, conta a professora, que completa. “Tem que ser tomada alguma providência, porque se não, professor será um artigo de luxo”.

De acordo com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), além de sobrecarga no trabalho, a falta de respeito dos alunos com os professores tem causado nos educadores traumas e outros transtornos mentais. Sem nenhum constrangimento, um aluno revela à TV Anhanguera que já agrediu o próprio professor. “O dia que eu estava brigando, ele entrou no meio e sem querer dei uma porrada nele”, declara o estudante que preferiu não ser identificado.

Com a situação de risco aos professores, o MP-GO pediu a Justiça que interceda para que o Estado tome providências urgentes. Segundo o órgão, de janeiro a outubro de 2011 foram afastados 1.310 professores por problemas mentais, o que gerou 49.300 dias de licença e um prejuízo para os cofres públicos de aproximadamente R$ 3 milhões. Os principais diagnósticos estavam ligados a transtornos mentais como depressão e síndrome do pânico.
Medidas
O MP-GO propõe que haja um projeto para diminuir esse tipo de situação. “É preciso realizar exames ocupacionais para poder prevenir esse tipo de doença entre os educadores e, consequentemente, tentar diminuir os casos. Além disso, a Secretaria da Educação poderia realizar um programa de saúde mental que realmente seja eficaz”, salienta o promotor de saúde do trabalhador, Vilanir de Alencar Camapum Júnior.
A superintendente da Central de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), Lilian Milhomem, declara que alguns procedimentos estão sendo tomados para prevenir transtornos mentais entre os professores da região.
“Goiás tem como maior patrimônio o servidor público e, quando algum está doente, isso é motivo de muita preocupação. Hoje mantemos na Secretaria Estadual de Educação uma equipe de engenheiros da oficina do trabalho onde eles levantam os impactos ambientais e da profissão. Com o resultado dessa pesquisa, nós estamos recomendando que o secretário de educação faça estudos nesse sentido”, explica a superintendente.
Segundo ela, na segunda semana de maio, o funcionário público que for diagnosticado com alguma doença psicológica terá atendimento especial. “Estaremos realizando um trabalho personalizado em cada órgão público e, em especial, que isso aconteça nos grandes colégios do Estado. Uma equipe de profissionais irá fazer um levantamento da saúde básica do funcionário público e esses dados vão compor um banco que futuramente usaremos para estudar a saúde dele e de toda população dos municípios goianos”, conclui.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Avião derrapa na pista e fere três pessoas em Bangladesh

Aeronave da Real Força Aérea da Tailândia carregava 15 pessoas.
Segundo autoridades, ao menos três ficaram feridos.

Avião da Real Força Aérea tailandesa derrapou na pista do aeroporto Hazrat Shahjalal, em Dhaka, em Bangladesh, nesta segunda (30). (Foto: Munir uz Zaman/AFP)

O avião, que levava 15 pessoas, derrapou na pista deixando 15 feridos, segundo autoridades (Foto: AFP)

Da France Presse

Nem delegacia escapa dos bandidos

Administrativo da unidade do Cordeiro foi violado. Armas podem ter sido levadas


O local preparado para investigar delitos e proteger a sociedade tornou-se, ontem, o cenário de um crime até então mal explicado, passando a ser alvo de investigações. A Delegacia do Cordeiro, que estava sendo protegida por dois agentes da Polícia Civil, teve a sala do Setor Administrativo violada, provavelmente durante a madrugada, e objetos foram furtados. Criminosos teriam entrado no estabelecimento, arrombado a porta e cometido o furto.

No local em que os arrombadores tiveram acesso são guardados, além de documentos, armamentos apreendidos e também as armas utilizadas pelos policiais, sobretudo as de grosso calibre, como uma metralhadora. O delegado que investiga o caso, Cláudio Castro, titular do Grupo de Operações Especiais (GOE), não confirmou a quantidade e nem a especificidade dos produtos subtraídos. No entanto, acredita-se que pelo menos dez revólveres estavam no cômodo.

Para ter certeza de quantos revólveres estavam guardados na sala, Cláudio Castro começou a interrogar funcionários da delegacia. “Só eles sabem o que estava naquele local. Não podemos, nesse momento, falar em número de nada. Antes disso acontecer, temos que fazer o levantamento”, explicou o policial, que assumiu o caso por determinação do chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro. Os agentes que estavam de plantão no horário do furto foram afastados. “Os dois vão ficar prestando serviços administrativos na sede da corporação até que a situação seja esclarecida”, disse Cláudio Castro.

Apesar do afastamento dos agentes, que não tiveram os nomes divulgados, o delegado, em nenhum momento, afirmou que eles já estejam sendo apontados como culpados, seja de maneira direta ou indireta. “Esse procedimento serve para dar maior lisura ao processo”, esclareceu Castro. Os policiais civis foram levados na manhã de ontem para a sede do GOE, no bairro do Cordeiro, onde foram ouvidos em cartório.

Além dos depoimentos, laudos técnicos serão elaborados por peritos criminais do próprio GOE e também do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). Esses profissionais estiveram na cena do crime e colheram possíveis amostras de impressões digitais e também apreenderam equipamentos que podem ter sido usados na ação, como um escopo (instrumento usado para quebrar parede ou destruir cadeados, como ocorreu nesse caso).

“Temos 30 dias para concluir essa investigação. Até a conclusão, quando já teremos todos os documentos, saberemos ao certo por onde os criminosos entraram, quem são eles e o motivo pelo qual invadiram a delegacia. E, se realmente tiverem furtado armas ou qualquer outro objeto, vamos recuperá-los”, afirmou Cláudio Castro.

Como o delegado do GOE explicou, é cedo afirmar, por exemplo, que os criminosos tiveram acesso pela caixa do con­dicionador de ar, que sempre ficou aberta, ou se eles tiveram a ação facilitada porque encontraram os agentes de plantão dormindo no serviço, se é que os colchões existentes na delegacia eram utilizados para que eles realmente dessem um cochilo, afinal de contas, a carga horária dos plan­tonistas é de 24 horas. São justamente essas interrogações, dentre outras, que a investigação deverá eliminar.

Fonte: Folhape

SINDSEMP prepara comemoração para o Dia do Trabalhador


Na próxima terça-feira (01/05), é celebrado em todo o país o Dia do Trabalhador. Para lembrar a data o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), está preparando uma variada programação para os trabalhadores (as).
A partir das 08h no Clube de Campo do sindicato haverá torneio de futebol e apresentações musicais. No evento acontecerá também uma assembleia, onde será feita uma avaliação sobre a pauta de reivindicação dos servidores. Segundo o Secretário Geral do SINDSEMP, Augusto Carvalho, o Dia do Trabalhador não é somente um dia de festa, mas um dia de reflexão. “Não será apenas um dia de lazer. Nós vamos nos reunir para reavaliar o andamento das condições do trabalho municipal”, disse.
Uma das principais reivindicações do sindicato que atua em Petrolina desde 1987, quando na época chamava-se Associação dos Servidores Municipais de Petrolina, é o Plano de Cargos e Vencimentos para todos os servidores. “Nós temos várias lutas, mas a conquista do Plano de Cargos e Vencimentos é uma das mais importantes. Queremos que o Plano atinja todos os servidores e não somente os que trabalham com Educação”, comentou o Secretário.

Tentativa de Homicídio em Petrolina


Policiais Militares do 5° BPM em Petrolina, na manhã deste domingo (29), registraram uma tentativa de homicídio. Segundo testemunhas, Edmildo Peixoto dos Santos, 22 anos, Edmar Peixoto dos Santos, 18 anos e Herenildo Peixoto dos Santos, 26 anos espancaram Rubens Wagner Neris Ribeiro utilizando dois capacetes. A agressão aconteceu na Avenida Principal do Bairro Rio Corrente, em frente à Escola Simão Durando.
A vítima foi socorrida pelo SAMU até o Hospital de Traumas e os acusados, após serem detidos, foram conduzidos até a 1ª Delegacia para adoção das medidas legais.

FONTE: REDAÇÃO

Cultivo de batata inglesa pode garantir boa lucratividade


A produção da batatinha inglesa vem surgindo como uma excelente alternativa de produção agrícola rentável no meio rural, principalmente, nas pequenas propriedades. Quem apresenta a atividade como fonte lucrativa é o agrônomo do escritório regional da Emater-RS de Passo Fundo, Ivan Guarienti.

Segundo ele, a região é privilegiada com solo e clima favoráveis ao cultivo do alimento que está na mesa do brasileiro diariamente a exemplo do arroz e do feijão. “Estamos com o mercado consumidor aberto, pois não produzimos o suficiente para atender toda a demanda que existe nos municípios da região. Como tem o comprador, investir no negócio pode ser lucrativo”, salienta Guarienti.

De acordo com o agrônomo, a Embrapa de Canoinhas, Santa Catarina, desenvolveu cinco variedades de batata para a produção orgânica que são bem adaptáveis para a região. Um ponto apresentado pelo agrônomo aponta para um período de desistência dos agricultores em formarem até mesmo áreas para o plantio da batatinha consumida pela própria família. “Existem os negócios da pecuária, do grão, do leite, das frutas e agora estamos com um espaço pronto para ser assumido pelo cultivo da batatinha inglesa, mas orgânica”, disse, destacando a tecnologia utilizada pela Embrapa na formação das sementes rústicas e de boa adaptação na região.

Conforme Guarienti, por apresentar resistência a pragas e doenças, as variedades desenvolvidas pela Embrapa podem ser produzidas em escala, sem o uso de agrotóxicos, o que representa uma redução considerável no custo de produção. “Temos assim um alimento mais saudável e consequentemente mais barato podendo chegar à mesa dos consumidores através do comércio feito em feiras de produtores rurais nas cidades, onde se concentra o maior volume de comprador”, salienta. Conforme o agrônomo na região os municípios que estão incrementando o cultivo da batatinha é Passo Fundo, Jabuticaba, Tapera e Não-Me-Toque.

A estimativa é que hoje a batata seja plantada no máximo em 2% das propriedades rurais da região. “É comum até mesmo o produtor rural comprar o alimento na cidade. Ele não é o culpado pela situação, pois por muito tempo a disponibilidade das sementes era das variedades destinadas ao abastecimento industrial. Como estas não se adaptam aos nossos campos por serem mais suscetíveis as doenças e pragas, ocorreu a desistência do plantio”, completou o agrônomo.

Dado importante enfatizado por Guarienti, é que a procura por quantidades de 10 a 15 quilos de sementes de batainhas orgânicas vem numa crescente, o que representa que o produto começa a ganhar espaço novamente dentro das pequenas propriedades rurais. Cita que em um hectare de terra é possível se produzir até 30 toneladas de batatinha, volume considerado bom pois comercialmente um quilo é vendido em média por R$ 0,50. “Estamos em uma região habitada por cerca de um milhão de pessoas, onde a grande maioria é consumidora do produto. O número populacional mostra o quanto existe de espaço para o crescimento da atividade”, completa. O plantio da batatinha deve ocorrer sempre que não houver mais riscos de geadas. O mais indicado é a partir de agosto.

A colheita acontece entre 90 e 100 dias depois do plantio. A orientação técnica é para o produtor não lavar a batatinha, para evitar o apodrecimento dela.

Só Notícias - Da Redação

Sete são mortos em chacina em fazenda em GO, diz polícia

Fazendeiro, filho, amigos e vaqueiro foram assassinados.
Segundo a polícia, adolescente de 14 anos teria ouvido gritos de vítimas.


Sete pessoas foram degoladas na noite de sábado (28) em uma fazenda a 43 km do município de Doverlândia, no sul de Goiás, a 413 km da capital. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas são: o fazendeiro, 57 anos, o filho dele, 22 anos, um vaqueiro da fazenda, 34 anos, um amigo do fazendeiro, 51 anos, a esposa do amigo, 65 anos, o filho do casal, 22 anos, e a esposa do jovem, 24 anos.

De acordo com o sargento da Polícia Militar (PM) Divino Celso Teles, um adolescente de 14 anos estava no pasto da fazenda no momento do crime e chegou a ouvir gritos. O adolescente, que é filho do vaqueiro assassinado, teria procurado o cunhado do fazendeiro em outro ponto da propriedade para pedir ajuda.

Segundo a polícia, o fazendeiro e seu filho teriam sido degolados dentro da casa e arrastados pelos criminosos até o banheiro da residência. Com base no relato do adolescente, a polícia informou que ainda na noite de sábado quatro pessoas chegaram à propriedade para visitar o fazendeiro. Segundo a polícia, o vaqueiro acompanhou o grupo em direção à casa, mas todos teriam sido atacados nos arredores da residência. Os gritos das vítimas teriam chamado a atenção do adolescente no pasto.

Ainda de acordo com Teles, os corpos das outras cinco vítimas foram encontrados em uma estrada vicinal, perto da fazenda, na manhã deste domingo (29).

"No momento, não é possível falar sobre as causas do crime. Pelo que foi observado, nada foi revirado. O autor parece ter ido ao quarto do fazendeiro e se aproximado de uma mala, mas aparentemente nada foi levado", diz o sargento.

Conforme informações iniciais da polícia, o proprietário do imóvel e o filho foram os primeiros a serem assassinados. Os outros teriam sido executados como uma forma de eliminar testemunhas.

Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Iporá, a 234 km de Goiânia, no centro do Estado. De acordo com informações iniciais, o crime será investigado pela 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil, em Iporá.

G1Go

Secretaria de Educação de Petrolina realiza 2ª formação sobre proposta curricular


Mais de 250 profissionais da Rede Municipal de Educação de Petrolina participaram da 2ª capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMEP), sobre a nova proposta curricular. O encontro ocorreu no último sábado (28), no auditório da Universidade de Pernambuco em (UPE), no bairro Vila Eduardo e teve com público-alvo professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (1º e 2º segmentos).

Desde 2009, a SMEP discute propostas de mudanças na grade curricular, ciente da necessidade de acionar novos conhecimentos e experiências em sala de aula e motivar a capacidade de reflexão e produção dos professores municipais.

A formação contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, da Diretora de Planejamento da SMEP, Amelita Bezerra, da Diretora de Gestão de Rede, Gilmara Lacerda, do Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luís Augusto, técnicos da secretaria de Educação e convidados palestrantes como o doutor em Educação pela Universidade do Rio Grande do Norte, Josenílton Nunes Vieira, que trabalhou com o tema: “Proposta curricular da rede municipal de ensino de Petrolina: reconstrução sobre um novo olhar”, e a mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Cilene Menezes, que abordou o tema: “As implicações de uma proposta curricular interdisciplinar”.

Também presente no evento, a secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, definiu o momento como rico, visto que a SMEP apresenta a minuta de uma nova proposta curricular, para ser avaliada e reconstruída pelos que executam a política de educação no cotidiano escolar: o professor. “A nova proposta curricular foi construída em conjunto por teóricos e técnicos da SMEP e tem como base os parâmetros curriculares nacionais e demais documentos regulatórios da Educação Nacional”, pontuou.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal 21 de Setembro, Maria Gonçala Alves, o encontro proporcionou a oportunidade de acompanhar as novidades na área da Educação. “A capacitação é excelente porque permite aprimorar os nossos conhecimentos, inovando a proposta curricular, principalmente pelos temas apresentados: saúde, sobrevivência, aquecimento global, entre outros”, afirmou.

Para a professora de EJA da Escola Municipal Santa Terezinha, Maria do Carmo dos Santos, as mudanças vêm em boa hora, porque a proposta atual não estava atendendo as demandas. “Essa capacitação precisava mesmo acontecer, pois necessitávamos de um documento norteador para trabalharmos na sala de aula, já que há anos a proposta curricular não era modificada. Além disso, a formação envolve todos os participantes, o que permite discutirmos os conteúdos e descritores e, em conjunto, elaborar uma nova proposta”, frisou a docente.

No último dia 14 de abril, a Secretaria de Educação realizou a mesma formação para os professores que trabalham com a Educação Infantil e Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Posteriormente aos encontros, serão realizadas oficinas destinadas a grupos específicos de professores para avaliação e propostas de possíveis alterações necessárias.

Texto e Foto: Élida Maria
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Prefeito Julio Lossio entregará lanchas escolares para as comunidades da Caatinguinha e Pedrinhas


Na próxima quinta-feira (03), o prefeito Julio Lossio realizará a entrega de duas Lanchas Escolares adquiridas pelo município, através Programa do Governo Federal 'Caminho na Escola', por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia ocorrerá nas comunidades da Caatinguinha, às 8h, e Pedrinhas, às 10h30.

As lanchas atenderão às demandas dos estudantes que trafegam pelo Rio São Francisco no percurso entre a comunidade de Pedrinhas e a Ilha do Pico e a comunidade de Caatinguinha e a Ilha do Coqueiro. Além de beneficiar os alunos das localidade citadas, as embarcações serão utilizadas também nas ilhas mais próximas das regiões por onde passarão.

"Essa é mais uma ação do governo Julio Lossio para provimento de educação de qualidade, a exemplo da melhoria da rede física das unidades escolares, distribuição do kit tecnológico para o professor, a solenidade coletiva de conclusão do Ensino Fundamental, entre outras e, agora, a entrega de 02 Lanches Escolares que traz como benefícios: dignidade, segurança e conforto para os estudantes que fazem o percurso Ilha do Coqueiro para Caatinguinha e Ilha do Pico para Pedrinhas", declarou a secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

O transporte aquático é de uso exclusivo em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego da embarcação. Cada lancha comporta 20 pessoas e possui 7,30 metros de comprimento, extintor de incêndio, rádio comunicador, luzes de navegação, sirene, coletes salva-vidas, entre outros equipamentos.

Assessoria de Comunicação Social
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Lançamento do São João de Petrolina lota casa de Show em Salvador


A Prefeitura Municipal de Petrolina divulgou na última sexta-feira (27), na capital baiana, Salvador, algumas atrações confirmadas para o São João 2012. O lançamento da programação aconteceu na casa de shows Café Bahia Hall. Nomes como Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Jorge de Altinho, Flávio Baião, Targino Gondim, Garota Safada, Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro, Mastruz Com Leite, Limão com Mel, Paula Fernandes, Victor e Leo, dentre outros, devem passar pela cidade entre os dias 15 e 30 de junho.

O vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães representou o prefeito Julio Lossio no evento. O evento recebeu um público recorde de pessoas que foram prestigiar o evento. “Estamos discutindo também a possibilidade de fazer o lançamento em São Paulo, a sugestão foi do vice-presidente da República, Michel Temer, esperamos que sua agenda permita-lhe conhecer o São João que é uma festa tradicional no Nordeste”, enfatizou o prefeito Julio Lossio.

Os festejos juninos do município sertanejo, neste ano, serão alusivos ao centenário de Luiz Gonzaga. Segundo o prefeito Julio Lossio, os lançamentos realizados em algumas capitais têm como objetivo criar expectativa e possibilitar a captação de recursos. “Pretendemos fazer parcerias com quem queira participar, iremos também em busca da iniciativa privada, por isso, o lançamento antecipado”, reforçou.

O prefeito destacou a importância da realização do festejo que movimenta a economia local. "Petrolina vai realizar o maior e melhor São João da região, destacando, sobretudo, a geração de emprego e renda. Os hotéis já se preparam para as demandas. Queremos valorizar a cultura das quadrilhas, fortalecer o centenário de Luiz Gonzaga. Será uma festa com muita paz, tranquilidade e harmonia", finalizou Julio Lossio.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

2º PASSEIO CICLÍSTICO DA EREMCC MOVIMENTA AS RUAS DE PETROLINA


Gritos de guerra, animação e muita agitação durante o 2º Passeio Ciclístico da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), que movimentou as principais ruas de Petrolina sábado, 28/04, para reivindicar o combate à corrupção, a não blindagem do ENEM no ingresso à UNIVASF e incentivar o uso da bicicleta como transporte ecológico.

Com a participação dos estudantes, professores e comunidade, o passeio iniciou na lateral da EREMCC, percorrendo as Avenidas da Integração, das Nações (da Academia das Cidades até o prédio da antiga estação ferroviária), Travessa Barão do Rio Branco e Rua Dom Vital, até as Avenidas Souza Filho e Guararapes, encerrando na Concha Acústica, no Centro de Petrolina.

De acordo com o professor Roberto Remígio, a avaliação do evento é positiva, “o público veio, a escola compareceu em peso, chamamos a atenção da sociedade para as nossas causas, que são, principalmente, mostrar a escola para a sociedade, que é uma escola boa, pública e de qualidade e lutar contra a corrupção”, afirma Remígio.

IMPULSO APOIA O 2º PASSEIO CICLÍSTICO

O Impulso Pré-vestibular e Concursos, parceiro do evento, através do sócio-diretor Benevides Almeida, esteve presente para abraçar a causa e apoiar o movimento. Para ele, a participação do Impulso em eventos como esse é de fundamental importância para o desenvolvimento da cidadania através do incentivo à prática de esportes, ciclismo e caminhada, além de estarmos engajados na luta contra a corrupção, que infelizmente assola o nosso país.

Ascom Impulso

PETROLINA: FERNANDO FILHO E GONZAGA PATRIOTA PARTICIPAM DE REUNIÃO NO RIO CORRENTE‏


Na noite da última sexta-feira (27), os deputados federais, Fernando Filho (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB) participaram de reunião no bairro Rio Corrente, em Petrolina. Na ocasião, os parlamentares ouviram os problemas enfrentados pela comunidade e falaram de suas ações desenvolvidas para a região.

Para o líder comunitário, Edvanilson Amorim, o trabalho realizado por Fernando Filho e de Gonzaga Patriota é muito importante para o estado de Pernambuco. “A gente conhece as emendas e o trabalho deles. Fernandinho é um líder jovem, mas tem muita experiência. Com dois mandatos de deputado federal é uma pessoa que tem ajudado muito a Pernambuco e Petrolina através de sua representação em Brasília”, disse.

Ascom Dep. Fernando Filho

PRF PRENDE PASSAGEIRO DE ÔNIBUS POR PORTE ILEGAL DE ARMA


Dando continuidade a Operação Dia do Trabalho 2012, sexta-feira, dia 27.04, às 22 horas, no km 117 da BR 407 (área do Posto PRF), os agentes da Delegacia 10.04, abordaram um ônibus interestadual, e na revista mais minuciosa, foi encontrado um revólver TAURUS, calibre 38 - desmuniciado, que estava com o passageiro Ricardo Alexandre Neves Bezerra, 18 anos, que embarcou na cidade de Petrolina - PE, e iria para Jequié - BA. Preso por porte ilegal de arma, o passageiro juntamente com a arma, foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Senhor do Bonfim, para as providências cabíveis. (Com informações do Inspetor Lopes Júnior)

ÔNIBUS QUEBRADO E SEM TRIÂNGULO DE SINALIZAÇÃO NAS PROXIMIDADES DA COMPESA EM PETROLINA


Ônibus quebrado em Petrolina não tem nada de extraordinário. Faz até parte do dia do petrolinense.
A novidade de quando um ônibus quebra, é que, nós, usuários, percebemos cada vez mais o quanto estamos abandonados pelo poder público e nas mãos de empresários irresponsáveis.

ABORDADOS NO DISTRITO INDUSTRIAL DE JUAZEIRO TENTAM DESCARTAR ARMA AO SE DEPARAREM COM A GUARNIÇÃO DA UTE


Por volta das 20h30minh do último dia 26, em trabalho de rotina ao bairro Parque Residencial, a equipe da U.T.E da Guarda Municipal passando pelo Distrito Industrial, avistou dois elementos em atitudes suspeitas em uma motocicleta. Ambos estavam parados ao lado da Imperial Alimentos e ao serem abordados, a guarnição da GCM notou quando um deles jogou um objeto no chão, após a abordagem os agentes conseguiram encontar no local uma arma de fogo, tipo pistola Bereta 950b, nº M16835, inoxidável, municiada com um carregador e (5) munições intactas de Calibre 6.35. Com os mesmos ainda foram encontrados três celulares, uma moto de marca Yamaha YBR 125, de Placa Policial JSL 4897 de Juazeiro – BA, e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 180,00 ( Cento e oitenta reais). As pessoas de Maurício Dericlenes da Silva Souza (condutor da moto) e Valcir da Silva Paz (carona) foram presos e apresentados na Delegacia de Policia Civil para as medidas cabíveis.

Queda de van em zoológico mata 7 pessoas em Nova York


Sete pessoas, incluindo três crianças, morreram neste domingo quando uma van atravessou a proteção de uma autoestrada e caiu mais de 30 metros dentro do Jardim Zoológico do Bronx, em Nova York, disse a polícia.

A van estava na Bronx River Parkway quando perdeu o controle, bateu na divisão da autoestrada, atravessou quatro pistas de rolamento antes de colidir contra a proteção. Ela caiu na área em que o zoológico usa para armazenar trens monotrilho, longe de onde ficam os animais e da circulação do público, segundo as autoridades.

Todas as pessoas que estavam a bordo morreram. As três crianças eram meninas: uma de 12 anos, outra de dez e uma terceira que não teve a idade divulgada. Os adultos eram um homem de 84 anos e três mulheres, de 80, 45 e 30 anos. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

Ainda não foram esclarecidas as causa da perda de controle da van. O acidente provocou o fechamento das pistas em direção ao sul da autoestrada, causando engarrafamento nas vias ao redor do local.

O Jardim Zoológico do Bronx é o maior zoológico urbano do mundo, com mais de 600 espécies de animais.

Fonte: Reuters

‘Pânico’ põe Babi Rossi no lugar de Emílio Surita e aposta em briga entre Adriane Galisteu e Ana Hickmann


Depois do barulho causado na semana passada, o “Pânico” continuou investindo em Babi Rossi, que ficou careca no palco do programa. No último domingo (29), a panicat substituiu o apresentador Emílio Surita e comandou o humorístico, que inverteu os papéis: os comediantes passaram a ficar no lugar das assistentes de palco e vice-versa. A ex-loira comentou as reportagens da semana e deu algumas gafes. Por duas vezes, por exemplo, a panicat, antes de chamar os comerciais, afirmou que iria chamar um “bleak” – o correto é break.

O programa investiu ainda na briga entre Adriane Galisteu e Ana Hickmann, recentemente motivada depois que a apresentadora do “Muito +” disse que o jeito de Ana melhoria muito se ela tivesse um filho. O humorístico conseguiu falar com Alexandre Correa, marido da comandante do “Tudo É Possível”, que quebrou o silêncio sobre o assunto: “Dizer que a Ana vai melhorar se tiver um filho quer dizer o que? Que ela é pior? O que você acha se alguém disser isso da tua mulher? Estou puto, muito puto. Ela falou demais. Ela nunca tem a intenção de nada. Falar uma pataquada dessas e depois dizer que não teve a intenção?” (trecho editado pelo colunista para suprimir termos considerados impublicáveis).

Galisteu rebateu: “Ninguém tá falando do marido, o marido que fique no lugar do marido. Deixa a Ana falar pela Ana”. Já Ana descartou entrar com um processo na Justiça contra a colega: “Palavras também machucam e às vezes fazem mais mal que um tapa”.

Nas redes sociais, o assunto repercutiu imediatamente e em peso. A hashtag #DivorciaAnaHickmann foi parar entre os termos mais citados no Twitter em todo o mundo. Pelo visto, não vai faltar quem coloque lenha nessa fogueira, já que até o “Pânico”, que não é programa de “fofoca”, entrou no assunto.

A audiência respondeu bem. De acordo com a prévia do Ibope, a atração marcou 10,7 pontos de média e atingiu seu maior pico desde a estreia na Band: 15,5 pontos, ficando à frente da Globo por alguns minutos. Na classificação geral, o humorístico ocupou o segundo lugar, deixando a Record em terceiro, com 10 pontos, e o SBT em quarto com 8,4 pontos.

Fonte: Na TV - iG

Seminua em fotos, Fani diz: `muita Malícia purpurinada´


Fani Pacheco postou no Twitter neste domingo (29) fotos seminuas nos bastidores do programa Malícia, da Multishow. Protegida apenas na parte de baixo e toda coberta com purpurina, a ex-BBB escreveu: "mais bastidores para vocês! Com muita Malícia purpurinada".
Logo em seguida, ela postou outra foto, desta vez em frente ao espelho. Desta vez, ela escreveu: "para distrair os corações enferrujados, logo chega a pornochanchada mais safada da TV tupiniquim... só na Malícia... rs".
Recentemente, Fani e Graciella Carvalho - vice Miss Bumbum - foram clicadas em cenas quentes nas gravações de Malícia em uma praia.

Fonte: Terra

`Usei anabolizantes por 3 anos´, diz padre Marcelo Rossi na TV


Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (29), Padre Marcelo Rossi disse que em sua juventude usou anabolizantes.
"A única coisa que cultuava era o corpo. Treinava cerca de três horas por dia e comia a clara de 60 ovos. Eu nunca usei drogas, mas cheguei a usar anabolizantes por dois, três anos. Nunca tinha contado isso antes."
Padre Marcelo Rossi disse também que se aproximou da religião por dois motivos: a morte de um primo próximo devido a um câncer e a primeira vitória de Ayrton Senna. "Lembro de estar assistindo a primeira corrida que Senna ganhou e ele ergueu as mão ao céu e louvou ao Senhor. Naquele momento eu percebi que precisava me aproximar da religião".
O Padre ainda disse que sempre cantou, mas nunca se considerou um artista. "Tinha uma banda no seminário chamada Quebra Galho, onde era o vocalista. Mas sempre gostei de música: U2, Eric Clapton, Chico Buarque. Sempre cantei, mas não sou artista, sou um padre".

Fonte: Terra

domingo, 29 de abril de 2012

Homem é preso por 6 meses após publicar fotos nuas da ex no Facebook

O australiano Ravshan “Ronnie” Usmanov, revoltado com o fim de um relacionamento, postou em seu Facebook seis fotos da antiga namorada nua. A ex entrou com um processo e a justiça o condenou a passar seis meses na prisão. Além de postar as fotos na rede social, Usmanov divulgou as imagens em um site pornô que linkava as fotos com o perfil da mulher no Facebook e Twitter.


Ravshan Usmanov (Foto: Reprodução)

Segundo o advogado de Usmanov, seu cliente estava muito deprimido com o final do namoro e decidiu magoar a garota divulgando as fotos. Assim que postou, o homem enviou uma mensagem para ela dizendo que algumas de suas fotos estavam no Facebook. Ela tinha terminado o relacionamento e deixou a casa onde eles viviam três meses antes da publicação. Antes de chamar a policia, a mulher tentou negociar com Usmanov, que recusou tirar as fotos do site.

Após a prisão, o homem afirmou ter agido de cabeça quente e pediu desculpas para a mulher, dizendo que está arrependido e que ainda a ama. O site onde Usmanov divulgou as imagens e as linkou com o perfil da moça anunciou o fechamento quatro dias após a prisão. A conta de Ravshan Usmanov também foi deletada do Facebook.

Via DailyDot

Motorista perde controle de ônibus e destrói casa


A motorista de um ônibus ficou ferida após bater com o veículo contrta uma casa em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste domingo (29). O impacto da batida foi tão grande que o veículo destruiu parte da frente e invadiu o imóvel.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a casa fica localizada na avenida Jurema, no bairro dos Pimentas, na periferia da cidade.

Nenhuma das pessoas que estavam no imóvel ficou ferida. A motorista do ônibus foi encaminhada a um hospital da região.

R7.com

Guarani 3 x 1 Ponte Preta - Herois improváveis levam Bugre à decisão do Paulista

Fábio Bahia e Medina, duas vezes, marcaram os gols da vitória


Campinas, SP, 29 (AFI) - Um conquista é valorizada ainda mais quando é feita por herois improváveis. Nem o mais otimista torcedor do Guarani acreditaria que Fábio Bahia e Medina se destacariam sobre os destaques do elenco como Fabinho e Fumagalli e seriam os dois principais responsáveis pela classificação à final do Campeonato Paulista e pela vitória do Bugre sobre a maior rival, Ponte Preta, por 3 a 1, de virada, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela semifinal do Paulistão.

A Ponte Preta tentou utlizar a estratégia do jogo contra o Corinthians, mas não estava numa noite inspirada, mesmo assim, sempre que trocava passes no campo de ataque levou perigo ao gol defendido por Emerson. A equipe saiu na frente com Caio, mas recuou no segundo tempo e viu o Guarani crescer e chegar à virada com Fábio Bahia e Medina, duas vezes..

O volante foi um dos principais destaques do Guarani no Paulistão, mais pela destruição de jogadas do que pela construção. Já Medina tem uma verdadeira história de Cinderela, assim como o boxeador americano James Braddock, que conseguiu sair de baixo para se tornar campeões dos pesados na década de 30. Ele entrou no lugar do craque do time, Fumagalli, no primeiro tempo, e se tornou o principal personagem do jogo.

O Guarani terá como adversário na decisão o Santos, que derrotou o São Paulo, por 3 a 1, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A decisão deve começar no próximo domingo, com a primeira partida sendo realizada no Estádio Brinco de Ouro, pois o time teve campanha pior que o rival na primeira fase.

O Guarani retorna a uma decisão de Campeonato Paulista há 24 anos. A última vez que disputou o título foi em 1988, contra o Corinthians, mas um gol de Viola, no Brinco de Ouro acabou com o sonho da conquista do título inédito.

O jogo
Em um jogo como o dérbi, com uma rivalidade histórica e valendo vaga na final do Paulistão, qualquer vantagem era importante. Por isso, tanto Gilson Kleina quanto Vadão surpreenderam nas escalações. No Guarani, o zagueiro Everton Páscoa foi escalado para substituir Willian Favoni suspenso e vigiar de perto Renato Cajá.

Pelos alvinegros, Rodrigo Pimpão foi para o jogo no lugar de Cicinho, que também estava fora pelo terceiro amarelo. Numa formação mais ofensiva, diferente da que estava sendo utilizada. As escalações acabaram não influenciando em nada aspecto das equipes dentro de campo.

O Guarani ficava mais com a bola e tentava valorizar a posse dela, mas encontrava a equipe da Ponte Preta bem fechada no campo de defesa. O lado direito do Bugre, nas costas de Uendel, era o caminho mais procurado pelo donos da casa. Em cruzamentos por este setor, os mandantes ficaram próximos de abrir o placar, com Danilo Sacramento e Fábio Bahia, mas o goleiro Bruno, às vezes de forma desconcertada, conseguia evitar.

Principalmente após a saída do meia Fumagalli, principal articulador do Bugre, que deixou o gramado com dores no tornozelo esquerdo, a bola área virou a principal arma do Guarani. Aos 35 minutos, Domingos teve a chance de abrir o placar, após cobrança de escanteio, mas acabou errando o alvo, com o goleiro Bruno vendido no lance.

Na Ponte Preta, a aposta ofensiva era na força do trio, formado por Cajá, Caio e Roger. O time chegava pouco, mas sempre conseguia finalizar contra o gol do goleiro Emerson. Justamente numa triangulação dos jogadores mais perigosos da Macaca, os visitante conseguiram abrir o placar. Caio recebeu na meia-lua de Renato Cajá e bateu cruzado, rasteiro, no canto baixo direito de Emerson, sem chances.

O Bugre tentou dar o troco logo em seguida com Bruno Mendes, em contra-ataque puxado por Fabinho, mas o atacante finalizou de primeira, pelo lado esquerdo.


Milagre e pressão

A volta dos vestiários teve cara de dérbi, mais do isso até, cara de jogo decisivo. O Guarani foi em busca do gol de empate e adiantou o time, deixado alguns espaços no campo de defesa. Aproveitando isso, Rodrigo Pimpão e Roger tabelaram da intermediária até dentro da grande área, mas no momento da finalização, o camisa 9 demorou um pouco e Emerson fez uma grande defesa.

A resposta do Guarani foi fatal. Em jogada pela esquerda Fabinho foi lançado, ganhou da marcação e cruzou para trás. Ferron tentou fazer o corte, mas a bola sobrou para Fábio Bahia, que chutou no contrapé de Bruno colocando fogo na torcida do Bugre. No minuto seguinte quase veio a virada dos mandantes.

Danilo Sacramento bateu de fora da área e o goleiro Bruno espalmou. No rebote, Fabinho chutou forte, perto da pequena área, a bola bateu no goleiro Emerson e explodiu no travessão. Os dois lances animaram o Guarani e assustaram a Ponte Preta, que recuou muito e viu o adversário crescer no jogo.

Na base da pressão e sempre utilizando os lados do campo, o Guarani dominou completamente o jogo. A defesa da Macaca fazia o possível para se virar, mas aos 23 minutos, não teve jeito. Fabinho puxou contra-ataque e lançou Danilo Sacramento pelo lado direito. O meia rolou para trás, aproveitando a chegada de Medina, que bateu com categoria, na saída de Bruno. Era a virada do Bugre.

A Ponte Preta tentou a reação, mas não encontrou forças, físicas inclusive, para chegar ao empate. Esgotados, Cajá e Roger não eram mais perigosos como na primeira etapa. O Guarani se aproveitou disso para ampliar o marcador. Medina, ele de novo, o heroi improvável, aproveitou cruamento de Oziel, no segundo pau, e desviou de cabeça para o fundo do gol.

Agência Futebol Interior

Com Loco Abreu decisivo, Botafogo despacha Vasco e leva Taça Rio


Com muita eficiência nas finalizações, o Botafogo passou sem sustos pelo Vasco, neste domingo, no Engenhão, e fez 3 a 1 no rival para conquistar a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. O uruguaio Loco Abreu foi decisivo e marcou duas vezes no confronto, enquanto Maicosuel fez o gol que sacramentou a passagem alvinegra à grande decisão do Estadual, diante do Fluminense - o time tricolor venceu o primeiro turno, a Taça Guanabara. Carlos Alberto descontou para os vascaínos.

O técnico Oswaldo de Oliveira mandou o Botafogo a campo de maneira ousada: sem o volante Renato, recuou Fellype Gabriel para atuar próximo de Marcelo Mattos e escalou um quarteto ofensivo, com Elkeson, Andrezinho, Maicosuel e Loco Abreu. Já o Vasco veio no esquema habitual, com Éder Luís e Diego Souza pelos lados apoiando Alecsandro no comando do ataque.

Não deu nem tempo de o jogo esquentar e o Botafogo já saiu na frente. Após cobrança rápida de lateral de Maicosuel, Márcio Azevedo foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Loco Abreu, que só empurrou para as redes. O Vasco tentou equilibrar as ações em seguida e criou algumas chances, mas os seguidos erros de passe facilitavam o trabalho de marcação botafoguense.

Alecsandro e Éder Luís perderam boas chances de empatar o jogo para os cruzmaltinos, e Loco Abreu chutou em cima de Fernando Prass em um rebote na área aos 21min. Mas o centroavante uruguaio se redimiu pouco antes do intervalo e ampliou a vantagem da equipe de Oswaldo: Elkeson levantou na área em cobrança de falta, Fábio Ferreira escorou de cabeça e Abreu novamente só teve o trabalho de completar.

Cristóvão Borges fez duas mexidas para o Vasco buscar o empate na segunda etapa: Allan e Juninho entraram nas vagas de Alecsandro e Felipe. Mas o Botafogo chegou ao terceiro logo aos 8min: Fábio Ferreira bateu falta da defesa, Fagner errou pelo alto e Maicosuel entrou na área para tocar bem na saída de Fernando Prass, deixando a situação cruzmaltina muito complicada no jogo.

Carlos Alberto entrou na vaga de Fagner em uma última tentativa de Cristóvão, mas os minutos se arrastaram sem que o Vasco conseguisse criar chances claras de gol. Só aos 34min o time conseguiu diminuir, justamente com Carlos Alberto: após boa tabela, Rômulo deu ótimo passe para o meia-atacante bater para o gol e vencer Jefferson. Não foi suficiente para evitar a eliminação.

Fonte: Portal Terra

Com Neymar arrasador, Santos bate São Paulo e vai à 3ª final seguida


Pelo terceiro ano seguido, o Santos eliminou o São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista. Neste domingo, em pleno Morumbi, a equipe do técnico Muricy Ramalho derrotou os anfitriões por 3 a 1, contando com atuação magistral de Neymar, autor de três gols. Com isso, o time da Vila Belmiro vai à sua quarta final estadual consecutiva, sendo que das últimas três vezes o resultado foi título.

O adversário do Santos, que atuou com seu uniforme azul-turquesa, sai do duelo entre Guarani e Ponte Preta, que ocorre ainda neste domingo no Brinco de Ouro da Princesa. Os times de Campinas eliminaram respectivamente Palmeiras e Corinthians nas quartas de final.

Além de marcar três vezes, Neymar infernizou a defesa são-paulina, e contou com falha desse setor adversário para construir sua grande atuação. O atacante ainda provocou a expulsão do meio-campista Cícero, além de chegar a 102 gols com a camisa santista. O centroavante pareceu não se importar com o fato de que o Santos atuou na Copa Libertadores em La Paz contra o Bolívar durante a semana, enquanto o São Paulo teve sua partida contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil adiada pela chuva.

O jogo

Sem Luís Fabiano, Emerson Leão inovou na escalação da equipe. O técnico deixou Willian José como centroavante, Casemiro no meio de campo e Fernandinho no banco. Com isso, a ideia era encaixar o time do Santos no meio, fato que não ocorreu nos primeiros minutos.

A partida começou movimentada e logo aos 3min o placar foi alterado. Alan Kardec, novidade no lugar de Borges, invadiu a área, foi travado por Paulo Miranda e o auxiliar de linha de fundo considerou pênalti, confirmado por Paulo César de Oliveira. Neymar foi para a cobrança e acertou o lado direito da meta de Denis, conseguindo seu 100º gol com a camisa do Santos.

O São Paulo buscou sair para o jogo para buscar sem empate, e ficou perto dele aos 10min. Em cobrança de escanteio, Paulo Miranda desviou e a bola explodiu na trave esquerda de Rafael. Quatro minutos depois, Cícero cobrou falta da intermediária, Rafael espalmou e bola seguiu perigosa na área, mas o time da casa não conseguiu aproveitar.

O jogo começou a ser mais ao gosto do São Paulo, que pressionava a defesa visitante. Mais próximos, Lucas, Jadson e Willian José, enfim, trouxeram problemas para o sistema defensivo adversário. A troca rápida de passes entre o trio e as bolas aéreas quebraram em parte o sistema santista, o qual se baseava muito nos botes de Adriano e Arouca no meio-campo.

Quem marcou, porém, foi o Santos. Depois de desatenção da defesa são-paulina, Ganso deu grande passe para Neymar, que invadiu a área e tocou na saída de Denis. O segundo gol foi um baque para o time da casa, que ainda viu Neymar amarelar Piris após quatro dribles seguidos e um pontapé do lateral paraguaio.

Segundo tempo

O São Paulo voltou com duas modificações para o segundo tempo: saíram Piris e Jadson para as entradas de Rodrigo Caio e Fernandinho. O time da casa saiu mais uma vez para o jogo, mas o Santos que ficou perto de marcar. Alan Kardec arrematou rasteiro e Denis espalmou. Neymar veio no rebote e acertou a trave.

Aos 10min, o goleiro Rafael, que já havia pedido atendimento duas vezes, desabou no gramado para dar lugar a Aranha. No minuto seguinte, o Santos, que ameaçava em contra-ataques, chegou a estufar as redes adversárias. Em falta cobrada na área, Edu Dracena passou de cabeça e Alan Kardec completou, mas a arbitragem viu falta polêmica.

O São Paulo levava sustos, mas criava muitas oportunidades. Elas, porém, resultavam em nada ou por falta de pontaria, azar ou ação da marcação santista. Aos 18min, porém, a bola entrou. Em posição irregular, Willian José recebeu bola na área, girou e bateu no canto esquerdo de Aranha. O empate por pouco não saiu logo em seguida em cobrança de falta de Cícero que o goleiro santista espalmou.

A última cartada de Leão foi a entrada de Osvaldo no lugar de Casemiro, mas pouco depois a esperança são-paulina minguou. Neymar chutou forte da entrada da área aos 32min e viu Denis espalmar a bola para dentro do gol. Este foi o golpe para que o São Paulo diminuísse, o que piorou após Cícero ser expulso por falta em Neymar. Enquanto isso, o time visitante brincava com a bola e aguardava o apito final para sua festa.

Fonte: Portal Terra